Brasil

Vazamento em tubulação da Vale mobiliza Brumadinho

Mineradora afirma que não houve rompimento de adutora e garante que não há riscos para a população

Maria Júlia Nascimento/Divulgação - 

Belo Horizonte - Um vazamento de água mobilizou moradores e autoridades de Brumadinho, em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (28). A movimentação gerou temor de que uma adutora tivesse se rompido, mas, segundo a mineradora Vale, o problema ocorreu em uma tubulação do sistema de aspersão utilizado para borrifar água em estradas de terra, com o objetivo de reduzir a poeira.

De acordo com a Vale, o incidente aconteceu por volta das 9h e provocou acúmulo de água em um trecho da Estrada Alberto Flores, que liga o centro de Brumadinho à mina Córrego do Feijão — local onde, em 2019, o rompimento de três barragens causou um dos maiores desastres socioambientais da história do Brasil.

A mineradora garantiu que "não houve rompimento de nenhuma adutora" e informou que o vazamento foi rapidamente controlado. Equipes da empresa realizaram a limpeza dos bueiros para garantir o escoamento da água acumulada. A Vale também assegurou que "não há nenhum tipo de risco para as comunidades próximas".

A prefeitura de Brumadinho enviou agentes do Serviço de Transporte e Trânsito (Setransb) para orientar o tráfego na região e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com policiais ambientais, foram mobilizados para avaliar se houve danos ambientais. O trânsito de veículos no trecho afetado chegou a ser interrompido temporariamente, mas a situação foi normalizada ainda durante a manhã.

As autoridades seguem monitorando o local e aguardam laudos técnicos para a confirmação definitiva das causas e possíveis impactos do vazamento.

Comentários