Se tem um órgão do Governo Federal que trabalha - e muito - é o Departamento de Recuos e Desmentidos (DRD).
Ligado à Secretaria de Comunicação - SECOM - o DRD funciona numa salinha nos fundos do Palácio do Planalto, ao lado do gabinete do ódio, sob o comando do secretário especial André de Souza Costa.
Todo mundo sabe que uma das funções mais importantes no governo, hoje em dia, é a de recuar e desmentir as histórias do capitão e de sua prole.
Se o presidente ficar adulterando fatos, desmentindo e fraudando todo tipo de informação, daqui a pouco ninguém mais vai acreditar nas suas declarações.
Quando o secretário da SECOM entrou no gabinete do presidente, o capitão estava colando na parede um cartaz com uma foto que mostra um jagunço segurando uma espingarda no ombro em meio a uma plantação.
Bolsonaro foi logo perguntando:
- Uma obra de arte, isso daí, né não?
- Ãhn...Bem…
- É para comemorar o Dia do Agricultor.
- Mas, presidente, o homem está segurando uma arma. O que isso tem a ver com agricultura?
- Tem tudo a ver, isso daí. O que você queria, uma foice e um martelo?
- Uma enxada, talvez?
- Pensa comigo no tocante essa cuestão daí? - pediu o capitão. - O agricultor precisa da arma para garantir a segurança da sua propriedade, talkey?
- Ãhn…
- Se o pessoal do MST tentar invadir sua propriedade ele precisa de uma arma, certo?
- Mas…
- A arma também é importante para defender a plantação dos ladrões e garantir a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo. Então, a arma é mais simbólica que a enxada.
- Presidente, a agricultura é a única parcela do seu governo que ainda não sofreu críticas pesadas da oposição, ações como esta, que fazem alusão à política armamentista, podem mudar a imagem do Ministério da Agricultura.
- Quem manda sou eu! Pode publicar a peça.
Algumas horas depois, o secretário voltou ao gabinete do presidente:
- Presidente, a imagem criou polêmica nas redes sociais. Tá todo mundo criticando o cartaz. Já virou meme. A imprensa ironizou a foto. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura afirmou que a imagem de uma pessoa no campo segurando uma espingarda foi totalmente desrespeitosa. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra afirmou que, ao escolher a imagem de um jagunço pra homenagear o dia do agricultor, o governo Bolsonaro é coerente com sua concepção de mundo: de culto à violência e promoção da morte.
- Apaga a imagem da rede - determinou o presidente.
- O que eu digo para a imprensa?
- Desmente. Diz que é fake news. Que invadiram o site da Secretaria.
Comentários