Equipe multidisciplinar do HMCC participando da campanha. (Foto: Divulgação)
O Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira, deu início a Campanha “Sem Adornos”. O projeto tem como objetivo orientar os profissionais da assistência sobre a não utilização de enfeites, para prevenir e evitar acidentes, bem como a proliferação de bactérias no ambiente hospitalar, por meio de peças não higienizáveis da forma necessária.
Essa iniciativa faz parte da aplicação da Norma Regulamentadora 32, relativa à segurança de trabalho nos estabelecimentos de saúde, que constitui diretrizes básicas para os profissionais da área. Bem como para aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Assim, a NR-32 veda o uso de alianças, bijuterias, todo e qualquer tipo de joias, relógios, broches, piercings expostos, gravatas, crachás pendurados com cordão, assessórios de uso pessoal, etc. Ou seja, objetos que impedem a higienização adequada das mãos e que favoreça a proliferação de bactérias.
Para garantir a segurança dos profissionais da assistência, o HMCC está distribuindo nécessaires para os colaboradores guardarem seus adornos corretamente, evitando que sejam colocados nos bolsos de calças e jalecos ou, até mesmo, a perda dos acessórios.
Para a enfermeira supervisora da Internação, Luíza Procópio de Carvalho, a campanha é fundamental na conscientização sobre o uso destes objetos no hospital. “Os colaboradores estão vendo a NR-32 como benefício para eles e para uma assistência segura dos pacientes. A adesão à campanha foi bem positiva. E a nécessaire é um incentivo ainda maior, pois está sendo vista como um cuidado especial junto toda a equipe”, finaliza.
Comentários