Cidades

Defesa Civil alerta para risco extremo de incêndios no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Temperaturas podem chegar a 36 °C e umidade cair a 12% até domingo (24/8); municípios como Uberlândia e Uberaba estão em atenção máxima

incendio
CBMMG / Divulgação. 

Belo Horizonte - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) emitiu alerta de risco elevado de incêndios florestais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba até o próximo domingo (24/8). As condições climáticas previstas incluem calor intenso, baixa umidade e ventos fortes, que favorecem a propagação rápida de queimadas.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), a temperatura pode atingir 36 °C nesta sexta-feira (22/8), enquanto a umidade relativa do ar deve cair a 12%, índices considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Rajadas de vento acima de 50 km/h aumentam o potencial de propagação do fogo.

“Com o calor intenso, baixa umidade e ventos fortes, a população deve redobrar os cuidados. A prevenção e a atenção aos alertas ajudam a proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, destacou o coordenador adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.

Municípios sob alerta

Entre os municípios em atenção máxima estão Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Frutal, Araguari, Monte Alegre de Minas e Prata, além de outras 30 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Recomendações à população

A Defesa Civil reforça medidas de prevenção e cuidados com a saúde durante o período de tempo seco:

  • beber água com frequência, mesmo sem sede;

  • evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h;

  • usar toalhas molhadas, baldes de água ou umidificadores para reduzir o ressecamento do ar;

  • aplicar hidratantes e protetor labial;

  • dar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios;

  • não soltar balões, realizar queimadas ou descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

Em caso de emergência, a orientação é acionar os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil). Também é possível receber notificações enviando o CEP por SMS para o número 40199.

Comentários