Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Na 10ª edição da competição, Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas
As escolas de Minas Gerais podem se inscrever até o dia 31 de março para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da competição, a partir do preenchimento da ficha. A 11ª Obmep premiará 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.
Medalhista de ouro na última edição da olimpíada, Gabriela Chaves Santos está na expectativa para uma nova conquista na 11ª edição do torneio. Aluna da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, Gabriela já iniciou os estudos para a edição de 2015 que inicia as inscrições nesta segunda-feira (23).
“Este ano será a terceira vez que vou participar. No primeiro ano eu ganhei uma menção honrosa e no ano passado uma medalha de ouro. Espero repetir esta conquista este ano. Tenho me preparado para isso ao refazer as provas antigas da Obmep”, adianta a estudante que, atualmente, cursa o 8º ano do Ensino Fundamental e vai competir pelo nível 2 da Obmep, que é destinado a estudantes dos 8º e 9º anos.
“Em nossa escola os professores têm um trabalho focado dentro da sala de aula. Os alunos também se reúnem em grupos de estudos no contraturno das aulas”, explica a vice-diretora da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, Cássia Maria Resende Chaves Souza.
Calendário
Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a Obmep é dividida em duas fases.
Para a primeira fase, cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos. As inscrições das escolas podem ser feitas até o dia 31 de março. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho.
Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas indicarão, na página da Obmep, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 de setembro. A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.
Clique aqui e confira a programação da Obmep 2015.
Minas na liderança
Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.
A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Atualmente, a Obmep mobiliza mais de 18 milhões de alunos de, aproximadamente, 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).
Comentários