Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Brasil

Juristas lançam campanha em Minas contra anistia a golpistas do 8 de janeiro

Movimento defende punição exemplar para envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes e rechaça proposta em tramitação na Câmara dos Deputados

Por Redação
16 de maio de 2025 - 12:42
em Brasil

Willian Dias / ALMG - 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Belo Horizonte – Foi lançada em Minas Gerais, nesta quinta-feira (15/5), a campanha “Anistia não, golpistas na prisão!”, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A mobilização estadual reforça a campanha nacional iniciada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que pede punição rigorosa aos responsáveis pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.

“Para nossa sorte, temos uma lei tipificando esse crime e estabelecendo a punição que cabe aos golpistas”, afirmou Ney Strozake, integrante da ABJD, ressaltando que o episódio não foi uma tentativa, mas sim um golpe frustrado.

Durante a audiência, o assessor especial do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Nilmário Miranda, classificou como “acinte” qualquer proposta de anistia a quem atentou contra o Estado Democrático de Direito. Ele ressaltou que o instituto da anistia se aplica a vítimas de regimes autoritários, e não a quem “conspirou contra a democracia”.

O professor e jurista José Luiz Quadros de Magalhães, também da ABJD, foi categórico ao afirmar que a anistia “não se aplica às pessoas que querem destruir a Constituição”. Para ele, a concessão desse benefício só se justifica para aqueles que resistiram à ditadura militar.

Projeto de lei pode beneficiar Bolsonaro

O movimento jurídico acontece em meio à tramitação do Projeto de Lei Federal (PL) 2.858/22, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), que propõe anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A proposta, se aprovada, poderia beneficiar inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de envolvimento na articulação golpista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) criticou a proposta e alertou para o risco de um “golpe continuado” no Brasil. Ele também denunciou a articulação no Senado Federal para reduzir as penas impostas aos condenados pelos ataques. Segundo o parlamentar, decisões recentes, como a da Câmara dos Deputados ao suspender parcialmente o processo contra o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), reforçam esse cenário de impunidade.

“Bolsonaro vai lançando hipóteses de que pode vir a ser novamente presidente da República”, alertou Rogério Correia.

Apesar da votação favorável à suspensão total do processo contra Ramagem, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que apenas dois dos cinco crimes serão suspensos. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, do grupo Prerrogativas, demonstrou confiança no Judiciário. “Não haverá retrocesso. Essas pessoas serão condenadas em pouco tempo e serão presas, naturalmente”, garantiu.

Defesa da democracia

A audiência pública foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), que defendeu o papel do Legislativo na conscientização da sociedade. “Ao fazermos isso, estamos cuidando um pouco mais da nossa democracia”, afirmou.

Já a presidenta da Comissão de Direitos Humanos, deputada Bella Gonçalves (Psol), destacou a gravidade dos atos de 8 de janeiro. Segundo ela, investigações da Polícia Federal apontam que o plano golpista, operação Punhal Verde Amarelo, envolvia até o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A campanha nacional segue mobilizando movimentos populares, sociais e sindicais, que veem na punição aos responsáveis pelos ataques de janeiro uma garantia de que o Estado Democrático de Direito será preservado no Brasil.

Tags: 8 de janeiroABJDALMGanistiaBeatrBella Gonçalvesdemocraciagolpe de EstadogolpistasJair BolsonaroPrerrogativasRogério CorreiaSTF
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Apreensão de 2,7 toneladas de cocaína leva PF a desarticular esquema internacional de tráfico
Brasil

Apreensão de 2,7 toneladas de cocaína leva PF a desarticular esquema internacional de tráfico

Por Redação
11 de junho de 2026 - 10:18
STF aponta “múltiplos acessos ilegais” a dados de ministros e parentes
Brasil

Funcionários terceirizados da comunicação do STF aprovam greve por atraso de salários

Por Redação
11 de junho de 2026 - 10:10

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Construção civil empregou 2,5 milhões de trabalhadores e movimentou R$ 522 bilhões em 2024, aponta IBGE

    Construção civil empregou 2,5 milhões de trabalhadores e movimentou R$ 522 bilhões em 2024, aponta IBGE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em nova pesquisa para 2026

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Ministério da Saúde suspende temporariamente vacina da dengue do Butantan após registros de reações graves

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Copa do Mundo 2026 começa hoje com abertura histórica no México

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Mostra de cinema destaca skate e cultura urbana em Belo Horizonte

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Israel suspende ataques ao Irã após pressão de Trump, mas ofensiva no Líbano continua

3 dias atrás
Um novo olhar sobre amigos

Um novo olhar sobre amigos

7 dias atrás

MEC prorroga inscrições do Enem 2026; prazo agora vai até 12 de junho

5 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br