Cidades

Sindicato Rural e Senar qualificam comunidade para ganho de renda extra

O Sindicato Rural de Itabira trouxe a cidade através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) o curso “Trabalho Artesanal na Pasteurização do Leite e Fabricação de laticínios e afins/doces de leite”. A qualificação com 24 horas/aula ocorreu no galpão do Centro de Processamento de Alimentos no Parque de Exposições Virgilio José Gazire, em parceira com a Prefeitura de Itabira e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais).
 
Cada um dos 12 alunos (entre eles dois homens) receberam orientações do manejo correto, fabricação e boas práticas de higiene, por três dias. “O objetivo é ajudar o pequeno produtor da agriculta familiar a usar melhor seu leite, com produtor puro, muito bem aceito no comércio, com sabor, sem aditivos, de alta qualidade biológica e boa aceitação. As boas práticas estão inseridas diretamente no curso para um produto bom para quem consome. Estamos trabalhando com doces de leite pastoso, de corte e com adição de geleias e massas,” disse a instrutora do Senar Catarina Braga.
Curso de fabricação de laticínios e doces (Foto: Divulgação)
Curso de fabricação de laticínios e doces (Foto: Divulgação)

 

O curso de formação profissional rural vai oferecer certificado emitido pelo Ministério do Trabalho em 60 dias. O investimento dos alunos foi de dez reais para aquisição do leite como matéria prima, posteriormente os doces produzidos foram levados pelos participantes. “Estamos aprendendo uma nova função. É uma coisa diferente e esta sendo excelente aprimorar o que já sabemos”, disse Elias Sousa, aluno do curso.
 
Outra aluna, Beth Monteiro, parabenizou a oferta da qualificação. “Estou adorando. Essa é primeira vez que faço. É uma alternativa para renda, já que estou desempregada. Estou adorando e o sindicato está de parabéns,” afirmou. 
 
Segundo o Senar em instituições de ensino profissional particular essa qualificação de segunda (26) a quarta-feira (28) custaria aproximadamente R$ 800,00 no mercado. 
 
“Minas Gerais tem a maior produção do país de grãos e leite. A cada cem reais que circulam na economia, vinte centavos vão para o Senar oferecer essa qualificação. Fico satisfeita em ver o público interessado e aprendendo a cada dia, para melhorar a qualidade de vida”, avaliou Catarina Braga, instrutora do Senar que circula todo o estado ministrando cursos de qualificação profissional.

Comentários