Cidades

Alunos da Unifei participam de ação ambiental em Ipoema

A trilha dos sentidos foi uma das atividades realizadas durante os cinco dias (Foto: Divulgação)
A trilha dos sentidos foi uma das atividades realizadas durante os cinco dias (Foto: Divulgação)

Se para muitas pessoas o carnaval é uma época de festas, viagens e muita folia, nove estudantes da Unifei-Itabira decidiram aproveitar o período festivo de uma maneira diferente.

Juntos de outros 20 universitários, de instituições mineiras e de outras regiões do país, eles participaram do Ecofolia 2018, projeto ambiental criado em 2014 e realizado no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema. O principal objetivo da ação é fortalecer a rede de voluntariado e a ligação das instituições de ensino com o local.

Representaram a Unifei os alunos Victor Drummond, do curso de Engenharia de Materiais, e Amanda Oliveira, Ana Carolina Souto, Claudilene Souto, Daniele Pazini, Diuli Nunes, Janaina Fonseca, Weslley Douglas e Fernanda Bicalho, todos da Engenharia Ambiental.

Os temas desta edição foram saneamento e turismo e foram realizadas atividades como trilha noturna, plantio de mudas, palestras e pesquisas em Ipoema e nas comunidades do entorno do parque.

Fernanda Paula Bicalho, estudante do 7º período, participou do Ecofolia pela 3ª vez e ressalta que essa é uma oportunidade única para divulgar o nome do parque e tornar seu trabalho reconhecido, como em 2016, quando o espaçoconquistou o 1° lugar no prêmio Hugo Werneck como melhor exemplo em educação ambiental no Brasil. Ela também conta como é fugir da rotina comum do carnaval e colaborar com a iniciativa:

“Para mim, é, certamente, a melhor escolha. Além de participar de trabalhos importantes como educação ambiental e realização de pesquisas, temos a chance de conhecer outros alunos, cursos e pessoas de outros estados. Isso nos permite um intercâmbio muito bacana e gera amizades que continuam para a vida toda”, destaca.

Com a experiência de quem participou de quatro das cinco edições do projeto, Amanda Costa de Oliveira, que acaba de concluir o curso de Engenharia Ambiental, fala sobre a importância da ação e o que ela agrega aos envolvidos:

“O Ecofolia oferece várias vantagens para quem se propõe a participar, como a aproximação da comunidade externa (alunos, palestrantes etc) com a gestão de unidades de conservação, conhecendo suas dificuldades e desafios; a integração dos estudantes à realidade de comunidades rurais e, consequentemente, a contribuição dessa aproximação na formação cidadã dos universitários.”

Promovido anualmente, sempre durante o período carnavalesco, o Ecofolia é organizado pelo Instituto Estadual de Florestas, através do Parque Estadual Mata do Limoeiro, em parceria com a Unifei, Funcesi, Vale S.A, Comitê de Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Negrito Comunicação.

Comentários