Ciência & Tecnologia

Prazo para mudar de graça para Windows 10 termina dia 29

Sistema operacional traz assistente virtual Cortana e busca por voz

Se você tem um laptop ou desktop com Windows 7, 8 ou 8.1, volta e meia pula na sua tela uma mensagem sugerindo que você atualize para a versão 10 do sistema operacional. Se você ainda não criou coragem, é bom correr. Nesta sexta-feira, dia 29, termina o prazo para quem tem esses Windows antigos nos computadores fazer, de graça, a atualização para o 10. Após esse período, a mudança terá um custo de R$ 469,99 se a versão for a Home (doméstica) ou R$ 809,99 se for a Pro, segundo a loja online Microsoft Store. No caso de versões piratas, os usuários receberão ofertas para a legalização de seus softwares.

Segundo a Microsoft, mais de 300 milhões de dispositivos já estão usando o Windows 10, e isso inclui o console de jogos Xbox One e os óculos de realidade virtual Hololens. O processo é fácil, e praticamente se conduz sozinho (veja no quadro abaixo). Mas, caso dê algum problema, é bom que você tenha tempo para chamar um técnico antes do fim do prazo.

Os mais satisfeitos com a mudança serão os usuários do Windows 8. É que ele trouxe tantas mudanças em relação às versões anteriores que acabou dificultando a vida das pessoas. O 10 volta a ter uma cara mais familiar. Ele pega as ideias principais do Windows 8, mas traz de volta o velho e bom menu Iniciar, com uma seção pop-out que coloca os "tijolinhos" "Live Tiles" do outro ao lado, para você usar se quiser, e podendo, agora, apagá-los.

Quem atualizar do 7 para o 10 vai sentir a diferença na agilidade. O Windows 8 já era muito mais rápido que o 7, e o 10 acrescenta agilidade. Ele também já vem om o antivírus Windows Defender e o firewall da Microsoft instalados, o que dá um ganho na segurança.

O Windows 10 também tem um navegador de internet completamente novo, o Edge. Ele foi construído do zero, não é um Internet Explorer melhorado. E tem funções bem legais, como a possibilidade de você escrever por cima de um site, como se deixasse bilhetes para si mesmo sobre aquele conteúdo, e dá para ativar um modo “não perturbe” quando quiser ler o conteúdo de um site sem interrupções chatas.

A parte mais inovadora, porém, na percepção do usuário, fica por conta da assistente virtual Cortana. Resposta da Microsoft à Siri, da Apple, e ao Now, do Google, a Cortana substitui a função de buscas no Windows 10. Ela aceita buscas por voz, ajuda a localizar arquivos na máquina e a operar o sistema, e também configura lembretes e despertadores e faz buscas na internet - rastrear preços de passagem aérea, por exemplo.

Atualização de aniversário

No próximo dia 2 de agosto, a Microsoft já começa a distribuir a atualização de um ano do Windows 10. Porém, muitas pessoas poderão receber com atraso. A afirmação foi feita por Dona Sarkar, chefe do programa Windows Insider, no podcast semanal do Windows. Ela não explicou o motivo do atraso, mas confirmou que todos os dispositivos com Windows 10 receberão o update, sem distinção. “Vai ser um lançamento mundial, que vai levar tempo. Todo mundo vai surtar, ‘Onde está a minha atualização?’”, disse.

Computadores de mesa (desktops) e notebooks, além dos dispositivos móveis como celulares e tablets, terão prioridade, o que leva a crer que Xbox e Hololens ficarão para o fim da fila. A atualização de aniversário, segundo a Microsoft, deixará a assistente virtual Cortana mais inteligente, trará um melhor suporte às canetas Stylus e incluirá outras melhorias para o navegador Edge, como suporte a biometria.

Flash

Personalize. Depois de baixar o Windows 10, vá ao site da Microsoft e escolha um tema para personalizar o seu computador. O tema é uma combinação de imagens da tela de fundo da área de trabalho, cores de janelas e sons. É só clicar em Baixar e em Abrir. O tema será salvo no computador e aplicado à área de trabalho

Comentários