Política

Pimentel recebe Dilma em BH e promete ajuda no processo de impeachment

O governador mineiro jantou com a presidente afastada e discutiu estratégias para evitar seu afastamento definitivo

O secretário divulgou foto do encontro em seu facebook neste domingo. Pimentel aparece ao fundo (Foto: Reprodução Facebook do secretário Helvécio Magalhães)
O secretário divulgou foto do encontro em seu facebook neste domingo. Pimentel aparece ao fundo (Foto: Reprodução Facebook do secretário Helvécio Magalhães)

Longe dos holofotes, o governador Fernando Pimentel (PT) se encontrou com a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) na sexta-feira (20/5), durante a visita dela a Belo Horizonte para um encontro com blogueiros. Os dois conversaram sobre estratégias para tentar reverter o impeachment da petista no Senado Federal e Pimentel prometeu empenho em ajudá-la. Pimentel também havia sido convidado para o evento com blogueiros mas, assim como outros petistas, não compareceu.

Segundo um aliado, Pimentel e Dilma falaram sobre a reorganização necessária para conseguir os cinco votos que faltam no Senado para evitar seu afastamento definitivo da presidência. No dia 12 de maio, os senadores aprovaram por 55 votos a 22 o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que afastou por até 180 dias a presidente Dilma Rousseff do cargo, até que se julgue o processo por crime de responsabilidade. A votação deu o número necessário para que o impedimento seja confirmado e ela perca o cargo definitivamente. Ela precisa de 27 votos para reverter a situação.

“Temos 22 senadores com a gente e mais um que deve aderir, que é o senador que assume no lugar do Delcídio. Precisamos conquistar pelo menos mais cinco votos”, conta um aliado. Pimentel prometeu ajuda a Dilma neste trabalho de convencimento dos senadores. Caberá ao secretário de governo Odair Cunha liderar os emissários do petista, que tentarão contatos telefônicos e conversas para ajudar a petista.

A foto do jantar oferecido a Dilma em um apartamento em um condomínio fechado em Belo Horizonte foi divulgada na noite de domingo pelo secretário de Planejamento e Gestão Helvécio Magalhães, que também participou. Pimentel, que tem evitado aparições públicas, aparece ao fundo. “Depois do belo ato com milhares de pessoas recebendo a presidenta Dilma em BH, a chance de encontrá-la depois junto com o governador Pimentel e sentir o tanto que foi significativo e animador o ato de sexta. Lutará sempre e defenderá seu mandato legítimo e a democracia”, descreveu o secretário.

Comentários