Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Gerais

Projeto de Itabira é o vencedor nacional do IX Prêmio Voluntários Vale

Ações realizadas por empregados voluntários de quatro estados beneficiaram mais de 40 mil pessoas em 2016

Por Redação
1 de agosto de 2017 - 17:11
em Gerais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma escola de informática que existe há 15 anos, na qual voluntários promovem a inclusão digital ao capacitar alunos da comunidade enquanto fomentam a prática da cidadania, conscientizando-os sobre valores humanitários – esse foi o projeto vencedor da nona edição do Prêmio Voluntários Vale. Ao todo foram reconhecidas dez ações em quatro estados: Pará, Minas Gerais, Maranhão e Rio de Janeiro. A Vale distribui um total de 15 mil reais em dinheiro aos cinco primeiros colocados para incentivá-los a seguirem com seus projetos.

Um grupo de voluntários de Itabira (MG) é o responsável pelo Projeto Escola de Informática e Cidadania, que ficou em primeiro lugar. Eles oferecem à comunidade de forma gratuita cursos de informática com duração de seis meses. O projeto é desenvolvido na sede do Serviço de Obras Sociais (SOS) da cidade e em 15 anos já formou 1.150 alunos. Os voluntários Vale também atuam em campanhas de arrecadação de cestas básicas e brinquedos promovidas pelo SOS.

O coordenador do projeto, Adilson Miguel, conversa com a aluna Marinalda Ferreira. Ao fundo, a instrutora Cleimilda Silva. Crédito: Edson Junior/ Vale

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"É uma satisfação muito grande saber que o trabalho que realizamos foi premiado. Doamos nosso tempo, mas as pessoas sabem que essa doação valeu a pena porque houve reconhecimento", explica o operador de equipamentos de mina Adilson Miguel, que é líder do grupo Voluntários de Itabira em Ação e presidente do SOS.

O objetivo do prêmio, organizado anualmente pelo Programa Voluntários Vale, é estimular o desenvolvimento local e o crescimento pessoal do empregado, proporcionando benefícios para ele e para a comunidade. Em 2016, foram realizadas mais de 200 ações, que beneficiaram cerca de 40 mil pessoas. 

Outro grupo de Itabira também entrou no ranking das 10 iniciativas vencedoras. O Projeto Imantados, que tem o objetivo de apoiar a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) do município na arrecadação de fundos, ficou na nona colocação.

O empregado Carlos José de Brito conversa com a aluna Regina Maria de Souza. Crédito: Edson Junior/ Vale

Na categoria Voto Popular, o projeto escolhido pelos empregados foi o Terra Adorada, do Comitê de Portos Sul, operação da Vale nos municípios de Itaguaí e Mangaratiba (RJ). Um total de 28 voluntários deram aulas a 20 alunos de duas escolas públicas de Itaguaí sobre temas socioambientais e ao final do curso os próprios alunos apresentaram um seminário com trabalhos sobre o tema.

Houve também uma menção honrosa ao projeto Fazendo Acontecer, desenvolvido por empregados de Moçambique. A ação construiu uma infraestrutura mais apropriada para a escola de Nachiropa, em Nacala-Velha, onde a Vale opera um terminal portuário, levando melhores condições às crianças e professores.

O Prêmio Voluntários Vale foi criado em 2009 para incentivar as ações dos Voluntários Vale. Já foram distribuídos nesse período 260 mil reais em prêmios.

O Programa Voluntários Vale

O programa foi criado em 2004 para reconhecer e apoiar iniciativas que desenvolvem ações voluntárias. É uma forma de colocar os valores da Vale em prática, promovendo o desenvolvimento dos participantes e impactando positivamente as comunidades beneficiadas. Em 2016 foram realizadas ações em nove estados do Brasil e em mais três países onde a Vale tem operações: Omã, Malásia e Moçambique. 

"O trabalho voluntário é transformador e ao incentivar a prática do voluntariado estamos reforçando a vivência dos valores e promovendo o desenvolvimento e engajamento dos empregados ", explica Renata Mazoco, gerente de Engajamento, Cultura e Atração de Talentos da Vale.

Conheça os dez finalistas do prêmio na categoria técnica:

1º lugar – Itabira (MG) – Escola de Informática e Cidadania/SOS

600 beneficiados em 2016

O projeto tem o objetivo de promover a inclusão digital por meio de aulas de informática e fomentar a prática da cidadania pelos alunos e pela comunidade conscientizando-os sobre valores humanitários. Os voluntários, além de lecionarem no curso básico de informática e cidadania, visando capacitação e preparação para o mercado de trabalho, apoiaram a Instituição Serviço de Obras Sociais (SOS) de Itabira nas campanhas de arrecadações de recursos.

2º lugar – São Luís (MA) – Hortas que Valem

64 beneficiados

Projeto concebido para implantar, gerir e escoar hortaliças produzidas por famílias. A atuação dos voluntários se deu na concepção da horta, na sua implantação, no cultivo das hortaliças, na prestação de assessoria técnica e até no monitoramento das vendas dos produtos nas feiras semanais, resultando no incremento da renda da associação em 20%. Foram capacitadas 35 pessoas em agroecologia e técnicas de cultivo.

3º lugar – Nova Era (MG) – A Cada Criança que Nasce, uma Árvore

400 beneficiados

Os voluntários organizaram mutirões de limpeza e melhoria paisagística em locais degradados e em praças públicas do bairro Santa Marta, em Nova Era. Como incentivo para que as gerações futuras cuidem do meio ambiente, os voluntários plantam uma árvore a cada criança que nasce na comunidade. Essa árvore recebe uma etiqueta de identificação com o nome e dia de nascimento da criança correspondente. Com isto, os pais se engajam no cuidado da árvore de seus filhos.

4º lugar – Ourilândia do Norte (PA) – Maio Amarelo, Trânsito Seguro

Em função do alto índice de acidentes na cidade, foram realizadas ações em três escolas municipais para colocar em pauta o tema da segurança no trânsito. Os voluntários discutiram o assunto em palestras e enquetes teatrais com o objetivo de mobilizar e conscientizar os alunos. Aqueles que apresentaram os melhores trabalhos sobre o tema receberam capacetes infantis, doados pelos empregados da Vale.

5º lugar – São Luís (MA) – Vale Recomeçar

40 beneficiados

A empregada Iara Gomes Silva prestou consultoria e organizou treinamentos com a equipe da associação Desafio Jovem do Maranhão (Djoma), que atende usuários de drogas, com o objetivo de resgatar a credibilidade da entidade. Com a experiência adquirida na Vale, ela ajudou a reestruturar a Djoma com ações como a construção de sua missão, visão e valores; a revisão do estatuto para poderem receber recursos públicos; visitas a instituições para firmar parcerias, elaboração de projeto para reforma da unidade, etc.

6º lugar – Ourilândia do Norte (PA) – Expedição Xingu

300 beneficiados

Preocupados com o desmatamento na região onde vivem, os voluntários realizaram campanha de conscientização ambiental, que incluiu um passeio ciclístico e a plantação de mil mudas de árvores nativas do sudeste do Pará, que foram cultivadas no viveiro da Vale e doadas pela empresa. O objetivo foi ajudar na recuperação da mata ciliar do Rio Fresco, afluente do Rio Xingu. Algumas espécies também foram doadas a ribeirinhos.

7º lugar – Itaguaí (RJ) – Terra Adorada

20 beneficiados

Os alunos de duas escolas públicas da cidade tiveram aulas a sobre temas socioambientais, como contaminação dos solos, gestão de resíduos e limpeza de rios e praias. Ao final do curso os próprios alunos apresentaram um seminário com trabalhos sobre o tema. Eles também reciclaram materiais e com a venda desses produtos financiaram um passeio. O projeto foi vencedor na categoria Voto Popular.

8º lugar – Carajás (PA) – Vale Aprender Inglês

30 beneficiados

Foram lecionadas aulas de inglês para crianças do ensino público, de 12 a 14 anos, do município de Parauapebas. O projeto teve objetivo de deixar um legado positivo na comunidade local e incluiu lições de respeito à voz do outro e ética na sala de aula. Os voluntários conseguiram ainda a doação de 30 livros da Editora Oxford University Press e de 30 cadernos, além de lápis e borrachas.

9º lugar – Itabira (MG) – Imantados

O projeto tem o objetivo de apoiar a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Itabira na arrecadação de fundos. Empregados da Apae e os voluntários Vale fizeram a segregação de mantas imantadas produzidas pela empresa Fermag para posterior reutilização. Quanto mais mantas eram limpas, mais recursos eram doados pela Fermag à Apae. Para se ter uma ideia em somente um mutirão foram limpas mais de 1 tonelada de mantas.

10º lugar – Carajás (PA) – Tigres de Cristo 

Os voluntários dão aulas de futebol para crianças de 8 a 14 anos no clube Doce Norte, em Carajás. Para participar, as crianças precisam ter desempenho 10% acima da média na escola e bom comportamento em casa. Os responsáveis pretendem no futuro levar o projeto para o município de Parauapebas, incluir meninas nas aulas de futebol e ampliar as opções de modalidades esportivas.

Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Ancelotti renova Seleção e convoca oito estreantes para amistosos contra Austrália e Índia
Gerais

Ancelotti renova Seleção e convoca oito estreantes para amistosos contra Austrália e Índia

Por Redação
9 de setembro de 2026 - 17:15
Galo atropela o Grêmio na Arena MRV, faz 3 a 0 e embala de vez na temporada
Gerais

Galo atropela o Grêmio na Arena MRV, faz 3 a 0 e embala de vez na temporada

Por Redação
17 de agosto de 2026 - 10:33

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884
Comercial: folhamg@ofolhademinas.com.br
Sugestão de Pauta / Outros assuntos: redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884
Comercial: folhamg@ofolhademinas.com.br
Sugestão de Pauta / Outros assuntos: redacao@ofolhademinas.com.br