Setor de brinquedos cresce 36% em quatro anos e aposta em inovação
Feira Abrin começa hoje em São Paulo e reúne fabricantes e lojistas

São Paulo - O mercado de brinquedos no Brasil registrou um crescimento expressivo de 36% desde 2020, passando de R$ 7,5 bilhões para R$ 10,2 bilhões em 2024. O consumo per capita também aumentou, chegando a uma média de 11 brinquedos por criança ao ano. Segundo a Fundação Abrinq, a expansão do setor é impulsionada por lançamentos inovadores, como brinquedos voltados para crianças com necessidades especiais, além da crescente demanda no varejo.
“O setor tem demonstrado uma resiliência impressionante, impulsionada tanto pelo aumento no consumo per capita quanto pela diversificação de produtos. O Brasil tem entre 9 mil e 14 mil nascimentos de crianças por dia, o que mantém o mercado aquecido”, afirmou o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa.
Indústria se fortalece, mas enfrenta desafios
Apesar da ascensão do setor, a indústria de brinquedos já enfrentou momentos difíceis. Há 30 anos, a invasão de produtos chineses levou ao fechamento de 636 fábricas e à demissão de 45 mil trabalhadores. Hoje, o setor se recuperou, contando com 400 fábricas e 70 mil empregos diretos.
Outro desafio enfrentado pelas empresas é a falta de mão de obra. Segundo Synésio, há cerca de 7 mil vagas abertas na indústria, algumas fábricas chegam a oferecer até 100 oportunidades, mas enfrentam dificuldades para encontrar trabalhadores.
“O salário de um operário pode variar entre R$ 3.500 e R$ 7 mil, com todos os benefícios. Mas há quem prefira trabalhar sem carteira assinada, o que não permitimos”, ressaltou.
A expectativa da Abrinq é que o setor cresça pelo menos 4,5% este ano. Além disso, a renovação do portfólio de brinquedos é constante: de 25% a 30% dos modelos são substituídos anualmente, totalizando atualmente 4.700 tipos diferentes de produtos no mercado.
Feira Abrin reúne principais players do setor
Nesta segunda-feira (10), teve início a Feira Abrin, em São Paulo, evento que conecta fabricantes, distribuidores e lojistas, promovendo negócios e tendências do setor. Desde 2020, a feira cresceu 31,6% em número de visitantes e 17,1% em expositores.
Na 41ª edição, o evento conta com mais de 170 expositores e 1.500 lançamentos, distribuídos em uma área de 30 mil metros quadrados.
“Este ano, estamos preparando um evento ainda maior e mais inovador. A Abrin tem um papel fundamental no fortalecimento do setor, conectando os diferentes elos da cadeia e antecipando tendências que impulsionarão o mercado nos próximos meses”, afirmou Fernando Ruas, presidente da Francal, organizadora do evento.
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