Cultura e Entretenimento

Espaço para lazer e descanso no Carnaval, será instalado em duas das principais praças de BH

Na Praça da Liberdade e, pela primeira vez, também na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, programação gratuita é voltada para público de todas as idades

Atrium da Liberdade. Foto: Bárbara Rodrigues - 

Belo Horizonte - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), promove a segunda edição do Atrium da Liberdade, na Praça da Liberdade,em Belo Horizonte, e com ação inédita: o espaço será ampliado no Carnaval da Liberdade 2024, com atrações também na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza.

Ambiente desenvolvido para oferecer descanso e atrações diversificadas para público de todas as idades - incluindo crianças -, o Atrium expressa a hospitalidade do povo mineiro, funcionando como uma grande “sala de estar” inclusiva para o encontro das pessoas e ambiente de descompressão para pausa dos foliões nos intervalos entre um bloco e outro.

A iniciativa conta com patrocínio da Gasmig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A produção é da Nossa Senhora das Produções.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destaca  a nova fase do projeto. “Neste ano, levamos o Atrium da Liberdade também para o bairro Santa Tereza, que tem uma forte tradição cultural, e uma relação especial com a música, com o Clube da Esquina. A Praça Duque de Caxias é um ponto de encontro, frequentado por famílias, e a proposta do Atrium é justamente oferecer programação para todas as idades", ressalta. 

O secretário acrescenta que a proposta da realização do Atrium nesse novo espaço é alcançar mais pessoas, além de contribuir para a preservação do caráter democrático e descentralizado do Carnaval em BH, além de consolidar a ação na Praça da Liberdade.

Expectativa
Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a ampliação do projeto mostra que o Atrium foi bem recebido pelos foliões.

“O Carnaval de 2024 entrará para a história de Belo Horizonte e de Minas Gerais como uma festa popular, democrática e inclusiva. E o Atrium terá papel fundamental neste cenário, justamente por garantir mais conforto aos foliões. Pessoas de todas as idades acompanharão o desfile dos blocos tendo à disposição dois espaços gratuitos em regiões estratégicas de BH, a fim de renovar as energias, cuidar da saúde e do bem-estar. Estamos convencidos de que a iniciativa será um sucesso absoluto”, reforça Reis.

Estão previstas mais de 44 atrações gratuitas, como apresentação de DJs, blocos, grupos e atividades tanto para o público infantil, especialmente na parte da manhã, quanto para o público adulto.

Serão quatro dias de programação diversa e inclusiva entre sábado (10/2) e terça-feira (13/2), das 10h às 16h. 

As praças receberão decoração e cenografia preparada para a festa, com lounges em que os foliões e turistas poderão relaxar em redes, cadeiras, puffs, e contar com opções de lazer, segurança e conforto.

Hidratação
Para hidratar os foliões, pipinhas da Copasa – veículos utilizados para distribuição de água – estarão localizadas em pontos estratégicos nas duas praças, distribuindo gratuitamente água potável. 

Ambas também terão ponto de informação sobre blocos de rua, campanhas de conscientização e entregas de saco de lixo (pessoas e pet). Food trucks também estarão espalhados pelas praças da Liberdade e Duque de Caixas para alimentação do público.

Relaxamento, piquenique e oficinas
A Gasmig montará o espaço Make Gasmig em ambas as praças para atender desde aquele folião que quer dar um brilho a mais à sua fantasia e retocar a maquiagem àquele que quer aprender um pouco sobre pintura corporal e customização de roupas em oficinas. 

Para quem “tem samba no pé”, a Praça da Liberdade reserva vivências de percussão, dança anos 80 e samba. Mas para quem só quer relaxamento, o quick massage estará preparado para deixar todo mundo em forma para o próximo bloco. 

A Praça Duque de Caixas será o palco para um divertido “piquenique carnavalesco”, com distribuição de toalhas para os foliões relxarem no gramado.

Entre as ativações, a Gasmig vai distribuir 2,5 mil óculos personalizados nas duas praças.

Também estarão à disposição do público totens Dê um Gás, com carregadores para aparelhos Android e iOS.

Diversão para criançada
Durante todos os dias de Carnaval, será montada área kids na alameda da Educação com brinquedos infláveis para divertir os pequenos foliões. 

As manhãs da Praça da Liberdade também trazem programação cultural dedicada exclusivamente à criançada. 

No sábado (10/2), a folia é inaugurada com a apresentação do grupo Gato Torto e o espetáculo “O Bloco do Alfabeto”. 

No domingo (11/2), As Charangueiras animam a festa. Formada em 2014, conta com uma bateria formada por 50 mães e surgiu para atender a demanda daqueles que queriam curtir o Carnaval de rua com seus filhos.

Com um repertório eclético, o bloco virou encontro de toda a família. A banda Benteviuzinho ocupa o palco na segunda-feira (12/2), trazendo no repertório, músicas que embalaram a infância de outrora e que agitam a infância de agora.

Já na terça-feira (13/2),  fechando a programação infantil, a banda de palhaços Gato Torto retorna. Desta vez, com o show “Nariz de Brinquedo”. 

Tarde com sessões de música, samba e blocos
Para este ano, a programação mantém a diversidade e a criatividade, pensando nos vários públicos que frequentarão os espaços. As tardes de todos os dias de Carnaval começam com a caprichada sessão de músicas Liberte-se.

No palco, o primeiro dia da festa ficará a cargo do Gilmar do Cavaco. O cantor, compositor e diretor musical iniciou a carreira em 1990. Tricampeão do carnaval de Belo Horizonte pela escola de samba Canto da Alvorada, Gilmar é um dos representantes do samba de Minas Gerais.

Em seguida, será a vez do Bloco Caricato Por acaso. A galera dos bairros Carlos Prates e Vila São Francisco é conhecida pelas cores verde e rosa. Completa a programação o grupo BH Mirim trazendo passistas mirins.

O segundo dia traz uma roda de samba formada por grandes nomes da cena mineira e ainda recebe o Bloco das Mimosas Borboletas e a Orquestra Royal como convidados. Marchinhas carnavalescas de outros tempos e de agora farão o público se divertir.

Na segunda-feira (12/2), tem apresentação do bloco OriSamba, da Vila Senhor dos Passos, da Pedreira Prado Lopes. Em seguida, o Filhas de Clara presta homenagem à cantora Clara Nunes. 

E, para encerrar,  a cantora Aline Calixto traz seu bloco que este ano desfila com o tema Super Fantástico.  

Fechando a programação, o Atrium recebe mais uma vez a roda de samba. Andrezza Duarte, Tavinho Leone, Fran Januário são os convidados que representam a nova geração do samba mineiro e Waldir AlKimia chega com toda a bagagem de anos como puxador da Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova.

A roda de samba será comandada pelo músico e compositor Thiago Delegado que está à frente do projeto Delegas Samba Clube que reúne o melhor do gênero na capital mineira.

Para o Atrium da Liberdade, Delegado recebe um time grande de convidados em dois dias.

Fernando Bento, figura emblemática no circuito mineiro, é a voz oficial da roda e também assume o cavaquinho. A percussão será comandada pelos músicos Fabão e Peterson. A cantora Manu Dias e o cantor Álvaro Ferr fazem parte da roda e se dividem entre vocais poderosos e percussão.

O repertório será composto por clássicos de Candeia, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Cartola e Dona Ivone Lara, entre outros nomes ilustres do nosso samba.

Lounge Folia
Redes, puffs, pallets, carretéis, cadeirinhas de praia e latões estarão à disposição do público nos lounges Ventania e Vale instalados nas extremidades da Praça da Liberdade, e Redário e DJ, na Praça Duque de Caxias, todos com cenografia colorida e mobiliário sustentável. 

A Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, será enfeitada de fitinhas para criar atmosfera carnavalesca. 

De sábado a terça-feira (10 a 13/2), DJs também estarão animando o espaço, entre eles os DJs Kriok, Ed Elenco, Vini e Camis, para agradar aquele público que curte vanguarda e música eletrônica. 

Entre os lounges Redário e Ventania, uma ducha promete refrescar os foliões.

Maquiagem e customização
Em ambas as praças estão previstas aulas de pintura corporal na segunda-feira (12/2), às 10h30. Já o Espaço Make vai funcionar todos os dias das 10h às 16h. Quem quiser aproveitar para dar um trato na fantasia, poderá participar da oficina de customização de roupas, todos os dias, das 10h30 às 11h30.

Para quem gosta de aproveitar o Carnaval e aprender algo novo, vale ficar atento às vivências de samba e percussão que serão realizadas na Praça da Liberdade. A primeira, samba no pé, será no domingo (11/2), às 10h30, e a de percussão, dança anos 80, na segunda-feira (12/2), às 10h30.

Segurança e atendimento médico  
Garantindo segurança e alegria aos foliões, as Forças de Segurança – nesta iniciativa, representadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – vão atuar de forma estratégica e incrementar a ação a partir do planejamento realizado no Carnaval da Liberdade. 

As Praças da Liberdade e Duque de Caxias também serão equipadas com atendimento médico constante por meio de postos médicos e ambulâncias.

Comentários