Educação

Inscrições para a Prova Nacional Docente terminam nesta quarta-feira (30)

Exame será aplicado em outubro e pode ser usado por estados e municípios na seleção de professores

Arquivo / Agência Brasil - 

Brasília - Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND), iniciativa do Ministério da Educação voltada à avaliação de futuros e atuais professores da educação básica. O prazo final vale também para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social. O exame será aplicado em 26 de outubro, em todo o país.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema PND (disponível com login do portal Gov.br). A aplicação da prova ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem pode participar?

Podem se inscrever:

  • Estudantes que concluirão cursos de licenciatura em 2025 e que estejam inscritos no Enade 2025 – esses terão isenção automática da taxa de inscrição;

  • Professores já formados em licenciatura, com interesse em participar de concursos públicos ou processos seletivos promovidos por redes de ensino estaduais ou municipais que decidam adotar a nota da PND como critério de seleção em 2026.

Apesar de não ter caráter de concurso público, a PND poderá ser usada por gestores de educação como fase única ou complementar em processos de contratação. Por isso, o exame vem sendo apelidado de “CNU dos Professores”, em alusão ao Concurso Nacional Unificado.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até sexta-feira (1º). O pagamento pode ser feito em bancos, casas lotéricas ou aplicativos. A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada no momento da inscrição. Quem precisar reimprimir a guia deve acessar novamente o Sistema PND.

O que é a PND?

Criada em 2024, a Prova Nacional Docente é uma das ações do programa Mais Professores para o Brasil, que tem como objetivo:

  • Melhorar a formação de docentes;

  • Incentivar o ingresso de profissionais qualificados no magistério público;

  • Valorizar os profissionais da educação básica.

A expectativa do MEC é alcançar 2,3 milhões de docentes no país. Ao todo, 22 estados e 1.508 municípios já aderiram à PND — incluindo 18 capitais — demonstrando interesse em utilizar os resultados da prova nos processos seletivos de 2026.

Estrutura da prova

A avaliação será teórica e seguirá a base do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado a cursos de licenciatura. A prova abrangerá 17 áreas de conhecimento:

  1. Artes visuais

  2. Ciências biológicas

  3. Ciências sociais

  4. Computação

  5. Educação física

  6. Filosofia

  7. Física

  8. Geografia

  9. História

  10. Letras – inglês

  11. Letras – português

  12. Letras – português e espanhol

  13. Letras – português e inglês

  14. Matemática

  15. Música

  16. Pedagogia

  17. Química

Comentários