Enem 2025: termina nesta quarta prazo para recorrer de atendimento especial negado
Inscritos devem reenviar documentação por meio da Página do Participante

Brasília - Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para que candidatos do Enem 2025 recorram da negativa aos pedidos de atendimento especializado. A data-limite foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) — inicialmente, o encerramento seria na última sexta (27). O recurso deve ser apresentado exclusivamente pela Página do Participante.
Para solicitar uma nova análise ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante precisa reenviar a documentação que comprove a necessidade de atendimento especial ou o uso de recurso de acessibilidade.
Como enviar os documentos
Os arquivos devem estar em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2MB de tamanho. O conteúdo precisa ser legível, em português e conter:
-
Nome completo do participante;
-
Diagnóstico detalhado ou código da CID-10;
-
Assinatura e identificação do profissional, com registro no CRM, RMS ou órgão de classe competente.
Quem pode solicitar atendimento especializado?
Entre os grupos que podem requerer atendimento especial estão pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e candidatos com transtornos funcionais específicos, como autismo, dislexia ou TDAH.
Caso o recurso seja aceito nesta segunda análise, o participante poderá ter acesso a provas em braile, leitor de tela, letra ampliada, sala individual, tempo adicional, guia-intérprete, entre outras adaptações previstas em edital.
Também será permitido o uso de materiais próprios, como óculos especiais, máquina de escrever em braile, bolsa de colostomia, bomba de insulina ou medidor de glicose, desde que autorizados previamente. No dia da aplicação, todos os itens serão inspecionados pela equipe do Inep.
Quando serão aplicadas as provas?
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. Contudo, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, os exames serão aplicados nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 (Conferência do Clima da ONU) na capital do Pará.
Enem como principal porta de entrada no ensino superior
Além de avaliar o desempenho de estudantes ao final da educação básica, o Enem é a principal via de acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies. A nota também pode ser usada por mais de 50 instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
O exame voltou a servir, ainda, para quem tem mais de 18 anos e deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.
Comentários