
Belo Horizonte - Os próximos dias serão marcados por temperaturas elevadas no Sudeste e fortes temporais no Sul do Brasil, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio de Janeiro, os termômetros podem atingir 41°C nesta segunda-feira (17), registrando até 5°C acima da média mensal.
Calor intenso no Sudeste
A onda de calor deve atingir principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, o sul do Espírito Santo e o nordeste do Paraná, além do Rio de Janeiro. “Pontualmente, os termômetros podem ultrapassar os 5°C acima da média da temperatura do mês”, informou o Inmet em nota.
Temporais no Sul
Enquanto o calor predomina no Sudeste, a região Sul enfrenta previsão de fortes tempestades. O instituto emitiu um alerta laranja para temporais, abrangendo áreas dos três estados da região. A expectativa é de chuvas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Os temporais também podem atingir o extremo sul de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes do Paraná, com alerta de “perigo potencial” e precipitações de até 50 mm.
Chuvas intensas em outras regiões
Além das variações climáticas no Sul e Sudeste, outras partes do país também enfrentarão instabilidades. Há previsão de chuvas intensas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“No Norte, entre o Amapá e o Maranhão, alcançando ainda o litoral da Paraíba, as chuvas são motivadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul, podendo gerar volumes de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h”, detalhou o Inmet.
Comentários