
Belo Horizonte - A concessionária Nova 381 assumiu, nesta quarta-feira (6), a gestão da BR-381/MG e deu início às primeiras intervenções para melhorar a segurança e infraestrutura da rodovia. O Plano de 100 Dias, apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, prevê reparos emergenciais em pontes e pavimentos, além de reforço na iluminação e revitalização da sinalização.
O ministro destacou que as obras iniciais buscam garantir resultados rápidos para os motoristas. "Além das melhorias estruturais, a concessionária iniciará um diálogo aberto com os municípios ao longo da rodovia, informando a população sobre as intervenções e novos serviços, como atendimento médico, câmeras de segurança e Wi-Fi gratuito", afirmou Renan Filho.
A concessão prevê um investimento de R$ 9 bilhões ao longo de 30 anos. Entre as ações emergenciais, estão a correção da "Ponte Torta", em João Monlevade, recuperação da sinalização, operação tapa-buracos e limpeza de drenagem e galerias. A partir de agosto, a rodovia contará com guinchos, ambulâncias, monitoramento permanente e atendimento telefônico para usuários.
Nos próximos anos, o projeto prevê a duplicação de 106 quilômetros de pistas, construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, correção de 51 pontos críticos, instalação de 20 passarelas e recuperação de outras três, além de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.
A rodovia, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares e atravessa 21 cidades, é considerada uma das mais perigosas do Brasil devido à alta sinuosidade e falta de investimentos adequados. Para minimizar impactos no tráfego durante as obras, o governo estuda realizar intervenções noturnas nos trechos mais movimentados.
Além da concessão, há previsão de duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Caeté, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), devido ao aspecto urbano da região e necessidade de desapropriações.
No leilão da BR-381/MG, foi adotado o critério de maior desconto sobre a tarifa de pedágio, garantindo um menor impacto financeiro aos usuários. A cobrança da tarifa começará apenas em 2026, conforme previsto no contrato de concessão.
O projeto está alinhado à Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes, que busca maior concorrência, tarifas mais justas e investimentos contínuos para ampliação e manutenção da rodovia.
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