
Brasília - O sistema de pagamentos instantâneos Pix registrou instabilidade no início da tarde desta sexta-feira (7), afetando diversos bancos e usuários. De acordo com o Banco Central (BC), o problema foi causado por uma falha na rede do Sistema Financeiro Nacional e está sendo gradualmente normalizado.
Em nota, o BC esclareceu que seus sistemas seguiram operando normalmente, mas que a falha impactou a rede que interliga as instituições financeiras ao órgão regulador. "Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade", informou o comunicado.
Reclamações de usuários
O site Down Detector, que monitora falhas em serviços digitais, registrou um aumento significativo no volume de reclamações sobre o Pix a partir das 12h30. O pico ocorreu às 13h17, com 1.519 notificações em apenas um minuto. Posteriormente, as reclamações diminuíram, chegando a 172 por minuto às 14h17. Em condições normais, o site recebe cerca de uma reclamação por minuto relacionada ao Pix.
Os problemas atingiram clientes de diversas instituições financeiras, incluindo Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob. O Banco Central segue monitorando a situação para garantir a estabilidade do sistema.
Comentários