Educação

Quase cem adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa fazem provas do Enem nesta semana

Participam jovens de 14 centros socioeducativos, de diversas regiões do estado; exame tem o mesmo nível de complexidade do Enem regular

Divulgação / Sejusp - 

Belo Horizonte - Nesta semana, 92 jovens que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação de Minas Gerais vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), no qual participam, também, adultos que estão em unidades prisionais. A participação no Enem PPL 2023 é voluntária, gratuita e destinada a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade. O exame é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

No exame deste ano, participam jovens dos seguintes centros socioeducativos: Ribeirão das Neves, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Pirapora, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia, Unaí, e, ainda, da APAC Juvenil de Frutal. 

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, considera que o expressivo número de inscritos no Enem PPL do Socioeducativo é um reflexo do compromisso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em oferecer aos adolescentes em cumprimento de medida ferramentas e condições para um processo de responsabilização que traga oportunidades de um projeto de vida com protagonismo.

“O exame traz possibilidades de superação de vulnerabilidades, de inscrição social e de realização de sonhos e projetos. Acreditamos que a garantia qualificada do direito à educação é o caminho concreto da construção da cidadania e da possibilidade de assegurar todos os outros direitos”, reforça a subsecretária. 

No exame de 2022, houve a inscrição de 78 adolescentes e, neste ano, estão inscritos 92, um aumento de participação de aproximadamente 18%. As três unidades com o maior número de inscritos são Uberlândia (22), Teófilo Otoni (17) e Unaí (15). Em 2022, dois jovens já desligados do Sistema Socioeducativo se destacaram entre os colegas em cumprimento de medida. Um deles conquistou uma vaga no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Paracatu, no curso de Engenharia Elétrica. O outro conseguiu ingressar na Universidade de Montes Claros (Unimontes), na graduação em Artes. 

Futuro 

A diretora do Centro Socioeducativo de Uberaba, Michelle Delalíbera, avalia a preparação para o Enem PPL como um momento muito significativo na vida dos jovens. “Eles estão muito empenhados e concentrados. Participam de oficinas de estudos, aproveitam o tempo nos alojamentos para ler e conversar sobre temas das provas e, também, usam o espaço da biblioteca”, relata a diretora. 

Para ajudar ainda mais na preparação, os jovens contam com o apoio de uma oficina de relaxamento, conduzida pela terapeuta ocupacional da unidade, para controlar as emoções e ansiedade. 

Comentários