Educação

MEC autoriza, em caráter sub judice, curso de medicina em Itabira

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União com efeito imediato

funcesi
Reprodução - 

O Ministério da Educação (MEC), publicou nesta terça-feira 23 a Portaria nº115 de 22/05/2023 que autoriza a Funcesi, sediada no município de Itabira, a implantar o curso de medicina. Inicialmente, 66 vagas foram autorizadas. A portaria publicada hoje no Diário Oficial da União tem efeito imediato, o que quer dizer que a Funcesi está autorizada desde já a dar início aos trâmites para o início do curso, por exemplo, realizando o vestibular de medicina.

O curso de medicina em Itabira é um sonho antigo dos itabiranos e hoje, após quase 20 anos de discussões, foi autorizado, o que é motivo para comemorações. A cidade que conta com um campus avançado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), além de Una e Funcesi, agora com a implantação do curso de medicina se consolida de vez como polo educacional na região.

No entanto, é bom ressaltar que a autorização do curso ainda esta sub judice. A publicação no Diário Oficial cumpre uma decisão judicial proferida liminarmente nos autos do processo de nº 1068625-18.2021.4.01.3800, em trâmite na 12ª Vara Federal Cível e Agrária da SJMG. O pedido de tutela provisória de urgência foi parcialmente deferido ainda em 03 de novembro de 2021 pelo juiz Federal Titular da 12ª Vara, Cláudio José Coelho Costa.

Portaria publicada no DOU / Reprodução - 

 

Comentários