MEC autoriza, em caráter sub judice, curso de medicina em Itabira
Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União com efeito imediato
O Ministério da Educação (MEC), publicou nesta terça-feira 23 a Portaria nº115 de 22/05/2023 que autoriza a Funcesi, sediada no município de Itabira, a implantar o curso de medicina. Inicialmente, 66 vagas foram autorizadas. A portaria publicada hoje no Diário Oficial da União tem efeito imediato, o que quer dizer que a Funcesi está autorizada desde já a dar início aos trâmites para o início do curso, por exemplo, realizando o vestibular de medicina.
O curso de medicina em Itabira é um sonho antigo dos itabiranos e hoje, após quase 20 anos de discussões, foi autorizado, o que é motivo para comemorações. A cidade que conta com um campus avançado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), além de Una e Funcesi, agora com a implantação do curso de medicina se consolida de vez como polo educacional na região.
No entanto, é bom ressaltar que a autorização do curso ainda esta sub judice. A publicação no Diário Oficial cumpre uma decisão judicial proferida liminarmente nos autos do processo de nº 1068625-18.2021.4.01.3800, em trâmite na 12ª Vara Federal Cível e Agrária da SJMG. O pedido de tutela provisória de urgência foi parcialmente deferido ainda em 03 de novembro de 2021 pelo juiz Federal Titular da 12ª Vara, Cláudio José Coelho Costa.
Comentários