Educação

Medronho: novo reitor da UFRJ

Rio de Janeiro  - A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - já tem novo reitor: Roberto Medronho. Ele encabeçou a chapa 10, com o slogan UFRJ para todos: Autonomia, Inclusão e Inovação, junto com Cássia Turci, vice-reitora. O processo eleitoral, consulta à comunidade universitária, se realizou de 25 a 27/4, em 44 seções eleitorais. Redesenhando a UFRJ, a chapa 20, adversária, teve Vantuil Pereira, candidato a reitor, e Katya Gualter, como vice-reitora. A próxima etapa do processo de consulta à comunidade universitária é a formação de lista tríplice a ser encaminhada ao governo federal para homologar ou não o resultado das urnas. Para elaborar a lista tríplice, o Colégio Eleitoral da UFRJ realizará reunião no dia 12/5.

O prof. Roberto Medronho e a profª Cássia Turci foram eleitos reitor e vice-reitoracda UFRJ. Divulgação
O prof. Roberto Medronho e a profª Cássia Turci foram eleitos reitor e vice-reitoracda UFRJ / Divulgação - 

Ao final da eleição, Roberto Medronho disse que “a primeira prioridade é a assistência estudantil, com combate incessante à evasão e retenção, porque, inclusive, ela é a maior nos setores mais vulneráveis”. A segunda meta é a infraestrutura, “onde precisamos dar dignidade aos nossos servidores, técnico-administrativos e docentes, e aos nossos alunos para melhorar as condições de trabalho”. E à terceira, ele sinalizou que “nós precisamos ter uma reforma da nossa graduação, porque não cabe mais, hoje, fazermos o que fazíamos desde o século passado”.

Professor titular da Faculdade de Medicina, onde por duas gestões foi diretor, Medronho é, atualmente, coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. Ele é graduado em Medicina pela UFRJ e fez mestrado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, onde concluiu o doutorado. Atua na área de Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia. Tem no currículo os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural. Publicou 62 artigos em periódicos especializados e 128 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e três livros publicados.

Ele orientou 14 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado, além de ter orientado 67 alunos de iniciação científica nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Probabilidade, Educação e Estatística Cientifica da FAPERJ. É pesquisador nível 2 do CNPq. Além de diretor da Faculdade de Medicina, no período de 2011 a 2020, também dirigiu o Instituto em Saúde Coletiva - IESC. Coordenou o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Pandemia do Covid-19 da UFRJ.

Já Cássia Turci, eleita vice-reitora, é profª titular do Instituto de Química, exercendo o cargo de decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN. Doutora em Físico-Química, ela fez pós-doutorado na Universidade Mcmaster, no Canadá. O mestrado foi realizado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA. Tem três especializações, entre elas uma na área de radiação pelo Centro Internacional de Física Teórica, na Itália. É graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Foi diretora do Instituto de Química de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017.

Cássia atuou na Câmara Técnica de Orçamento da UFRJ de 2016 a 2019. Participou da implementação do Campus Macaé-UFRJ. Foi presidente do Conselho Curador da Fundação José Bonifácio - FUJB - de 2015 a 2019. A partir de junho de 2022 iniciou o segundo mandato de decana do CCMN, com previsão até 2026.

Roberto Medronho vai suceder a profª Denise Carvalho, primeira mulher eleita reitora na UFRJ, em 100 anos de existência. Ela, atualmente, afastada do cargo, assumiu a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação - Sesu/MEC do governo Lula. No cargo de reitor está o prof. Carlos Frederico Leão Rocha. O mandato de Roberto Medronho e Cássia Turci será de julho de 2023 a julho de 2027.

Comentários