Uma equipe de 20 funcionários da Itaurb se juntou, nessa quarta-feira (14) ao grupo que combate o incêndio que consome uma extensa área do Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema. Além disso, a Prefeitura encaminhou ao local uma escavadeira, um patrol e duas pás carregadeiras. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) também auxilia nos trabalhos, principalmente no apoio logístico, desde o início da queimada, no domingo (11).
Os trabalhos tiveram início às 6 horas neste quarto dia de combate ao incêndio que já é considerado o maior dos últimos nove anos na reserva ambiental. Ao todo, 87 pessoas – entre brigadistas, policiais militares, bombeiros e voluntários das iniciativas pública e privada – estão no local. As equipes contam com apoio de 13 veículos, tanto terrestres como aéreos. Até o momento, há dois focos de incêndios ativos, um no sentido Campestre e outro em direção ao Morro Redondo.
Na terça-feira (12), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, sobrevoaram a área atingida. Na live semanal, à noite, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso de seguir na luta pela elevação do batalhão dos Bombeiros em Itabira para a condição de companhia, com mais recursos e estrutura. Já o gerente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e responsável pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral Oliveira, informou que só saberá a dimensão exata da destruição causada pela queimada após a extinção do incêndio.
Comentários