Cidades

Horta comunitária agroecológica traz benefícios para produtores e moradores

Parceria entre Emater-MG e prefeitura de Serrania produz alimentos saudáveis e renda

HORTA COMUNITARIA
Cada família cuida de uma área de 250 metros quadrados. (Divulgação / Emater)

Alimentos saudáveis e renda para famílias são os frutos de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG) e a prefeitura de Serrania, no Sul de Minas, para a implantação do projeto Horta Comunitária Agroecológica. As hortaliças são cultivadas numa área de um hectare cedida pela administração municipal, que também instalou sistema de irrigação e doou mudas e insumos. 

A produção fica por conta de 14 famílias selecionadas pela prefeitura e pela Emater-MG. A empresa, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é a responsável pelas orientações técnicas do projeto. 

“O preparo do solo foi realizado com base agroecológica, pensando no bem-estar das pessoas envolvidas, em alimentos livres de agrotóxicos e na localização da horta, que margeia o rio São Tomé, responsável pelo abastecimento de água no município”, explica o extensionista da Emater-MG, Nilton de Oliveira Silva.

Cada família cuida de uma área de 250 metros quadrados. A implantação da horta comunitária tem ajudado a melhorar a alimentação e a renda dos agricultores. A produção é adquirida pela prefeitura e doada a 30 famílias. O Hospital Santa Casa e o Lar São Vicente, no município, também recebem produtos como alface, cenoura, almeirão, cheiro-verde, repolho, berinjela, couve e beterraba.

Parte dos vegetais e legumes é comercializada todo domingo na feira livre de Serrania, no centro da cidade. “Os resultados alcançados até agora, do ponto de vista de melhoria da qualidade de vida e da inclusão social dos participantes do projeto, são positivos. É visível a cooperação entre as famílias e a interação junto à comunidade”, conta Nilton de Oliveira Silva.

Comentários