Escolas mineiras farão provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Resultados dos exames que serão aplicados na próxima semana auxiliam no aprimoramento de políticas educacionais
A partir da próxima segunda-feira (28/10), a atenção das escolas mineiras estará voltada para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação do Ministério da Educação é o principal instrumento de diagnóstico da qualidade educação básica. A combinação de notas do exame com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono) dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os exames serão realizados até 9 de novembro.
Os resultados do Saeb refletem os níveis de aprendizagem dos estudantes, além de representarem um diagnóstico da política educacional. É o que ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria. “O Saeb é uma importante ação que nos permite conhecer a realidade educacional de cada uma das escolas e aprimorar, ou até mesmo propor, políticas públicas mais assertivas baseadas em evidências”, observa.
As provas serão aplicadas aos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As avaliações contemplam as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, a aplicação será de forma amostral.
Mobilização
Segundo Geniana Faria, é importante que os professores mobilizem e discutam com os estudantes a importância de participação na prova. Para que o estado tenha o resultado divulgado, é preciso garantir a participação mínima de 80% dos estudantes informados no Censo Escolar 2019 em cada etapa de ensino avaliada.
Comentários