Cidades

Colaboradores da Gerdau participam de Campanha de Combate ao Aedes Aegypti

A iniciativa contou com a participação dos colaborares da Gerdau, que visitaramos domicílios dos bairros Santa Cruz e São Benedito (Foto: Divulgação)
A iniciativa contou com a participação dos colaborares da Gerdau, que visitaramos domicílios dos bairros Santa Cruz e São Benedito (Foto: Divulgação)

A Gerdau e a Secretaria Municipal de Saúde de Barão de Cocais realizaram no dia 23 de março, a Campanha de Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Com o tema “10 minutos Contra Dengue”, a campanha incentiva os moradores a reservarem 10 minutos da sua semana para realizar uma vistoria em suas casas, principalmente nos locais onde o mosquito pode colocar os seus ovos.

Segundo Valéria Quaresma, coordenadora de endemias da Prefeitura de Barão de Cocais, a ação atingiu os bairros que possuem altos índices de casos de dengue no município. “O nosso objetivo é mobilizar a população e transformá-los em multiplicadores no combate ao Aedes Aegypti. Afinal, 10 minutos por semana podem fazer a diferença na eliminação dos focos”, explica.

A iniciativa contou com a participação dos colaborares da Gerdau, que visitaram, juntamente com os agentes de saúde e agentes de endemias do município, os domicílios dos bairros Santa Cruz e São Benedito. Os voluntários distribuíram ainda  panfletos explicativos e orientaram os moradores a seguir medidas que eliminem os possíveis criadouros do mosquito. “O papel dos colaboradores e dos agentes de saúde é informar e orientar os moradores. A nossa expectativa é que, com a campanha, as pessoas passem a informação a diante e conversem com os vizinhos e familiares. Juntos, conseguiremos vencer o mosquito!”, ressalta Valéria Quaresma.

Campanha “10 Minutos Contra a Dengue”

Idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a campanha “10 Minutos Contra a Dengue” é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura. Essa iniciativa foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, durante apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do Aedes Aegypti.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Comentários