Emater realiza capacitação sobre silagem em Glaucilândia
Técnicos e agricultores se unem para debater a preparação das forrageiras para alimentar o gado durante a seca
Março é mês de preparar a silagem para alimentar o gado durante a seca. Esse foi o tema de uma capacitação realizada pela Emater-MG neste final de semana, na comunidade Caiçara, em Glaucilândia. O evento foi ministrado em dois momentos, o teórico sobre o processo de ensilagem, e o prático sobre colheita e estocagem do sorgo.
As plantas forrageiras como milho, sorgo e capim, entre outras, são propícias para a alimentação do gado, e portanto, precisam passar pelo processo de ensilagem, que consiste no armazenamento e conservação destas plantas, para que não percam suas qualidades nutritivas e organolépticas. É esse produto que vai complementar a alimentação dos animais ao longo do ano.
Segundo o Coordenador Técnico Regional da Emater-MG, Reinaldo Nunes, no Brasil todas as forrageiras são tropicais e se desenvolvem bem no verão, quando acontece o período chuvoso, com sol em abundância. Quando chega o outono, elas finalizam o seu ciclo e produzem sementes para recomeçarem em outro período chuvoso.
"Estamos indo para o quinto ano consecutivo com a seca, e precisamos aprender a conviver com esse fenômeno para não perder as safras. Quanto às forrageiras, é preciso saber o período certo para cultivar e colher, e dessa forma, vencer os danos que a seca causa nas pastagens, e garantir alimentação para o gado o ano inteiro", afirma o coordenador.
Durante a capacitação, foram ensinadas técnicas de armazenamento do sorgo depois de colhido e picado sem alterar sua qualidade. Quanto ao processo de ensilagem, apresentado no evento, os técnicos mostraram como deve ser conservado o sorgo depois de picado e jogado no silo, para que ocorra a fermentação láctica da planta.
"É muito importante esse momento com os técnicos para que possamos aprender corretamente a ensilagem, que é indispensável na alimentação do nosso gado. Muitos aqui não sabiam direito como fazer esse processo e perdiam muitas pastagens por causa da seca que assola nossa região. Agora esperamos que a chuva também contribua", disse o agricultor Claudinei Alcir dos Santos, que participou da capacitação.
Presente no evento, o prefeito de Glaucilândia, Geraldo Martins, agradeceu pela assistência da Emater na região em contribuir com importantes avanços no trabalho do homem do campo. Segundo ele, essa capacitação vai ajudar na conscientização dos agricultores quanto à produção de leite.
"A Emater tem demonstrado ao município ser uma grande parceira. No meio rural ela está realizando um trabalho de conscientização a aproveitamento da produção neste longo período de estiagem que a região está enfrentando. Nesta capacitação, percebemos que os agricultores saem mais fortalecidos e motivados para trabalhar", finaliza o prefeito.
Comentários