A prefeitura de João Monlevade inaugurou na manhã do último dia 14 o Residencial Planalto com 832 casas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Destas, 23 foram reservadas para pessoas com necessidades especiais. A área construída é de 41,41 m² com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e acesso para cadeirantes, além de aquecedor solar para a economia de energia. Cada imóvel, construído em um terreno de 250 m², vai custar para as famílias R$ 60 mil. Para chegar a este valor e facilitar a aquisição dos imóveis pelas famílias de baixa renda, com a diminuição da prestação, a prefeitura de João Monlevade isentou o empreendimento em quase R$ 3 milhões em impostos.
Durante a cerimônia, o prefeito Teófilo Torres (PSDB) anunciou ainda a construção de uma creche para atender os novos moradores e lembrou que o posto médico da região já foi reformado e ampliado e que a escola municipal do bairro também está em reforma. Ele disse ainda que estudos estão sendo feitos para identificar a necessidade de melhoria no transporte para atender a demanda.
De acordo com dados do IBGE, João Monlevade tem uma população estimada em 74.141 habitantes e com a construção deste residencial o déficit habitacional do município deve ser reduzido significativamente. Durante a tarde do dia 14 e a manhã do dia 15, as famílias beneficiadas com este empreendimento assinaram os contratos dos imóveis na sede da Prefeitura.
A solenidade de entrega do residencial contou com a presença de várias autoridades, dentre elas a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Baião, o governador em exercício Antônio Andrade, o deputado estadual Tito Torres, além de vereadores e prefeitos de cidades da região.
Simultaneamente a presidente Dilma inaugurava em São Carlos (SP), 806 moradias do Minha Casa, Minha Vida. Em todo o país foram entregues 3.422 unidades. Um telão foi instalado para que a presidente Dilma passasse sua mensagem às famílias de João Monlevade.
Comentários
Damon cadê as 2.000 casas da minha casa minha que você prometeu na campanha de 2012.
Não da para comparar o Teófilo Torres tem tradição política. A prova é que o PSDB é o maior opositor da Dilma, mesmo consegue recursos com o governo federal. Qual é a tradição do nosso prefeito? Esta é a diferença
Gente enquanto João Monlevade com setenta e poucos mil habitantes entrega 832 casas Itabira nem uma. Saiba por que, veja o que o prefeito Damon disse. \"Eu peguei dinheiro que tava reservado pro Minha Casa, Minha Vida e mandei pagar as empresas que estão trabalhando nos PSFs que tava atrasado, que eu sei que o Minha, Casa Minha Vida não sai tão cedo.\" Quem quiser ouça o próprio prefeito dizendo. https://soundcloud.com/itabi?/reuniao-gabinete-damon-itabira