Belo Horizonte avançou 89 posições no ranking de desenvolvimento econômico elaborado pelo Brookings Institution, dos Estados Unidos, com base em dados relativos a 2014. De acordo com o levantamento, intitulado “Global Metro Monitor”, dentre as 11 metrópoles brasileiras analisadas, a capital mineira foi a que mais evoluiu, passando da 276ª para a 187ª posição.
O Brookings Institution é uma organização privada, sem fins lucrativos, que se dedica à realização de pesquisas independentes, ao desenvolvimento de políticas inovadoras e à proposição de soluções para as grandes cidades. Anualmente, o instituto analisa o desempenho das 300 maiores economias metropolitanas do mundo, a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e da geração de empregos. Em um ambiente global de desaceleração econômica, um dos fatores que determinaram a evolução de Belo Horizonte no ranking foi o crescimento de 1,5% na geração de vagas de trabalho.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo de Souza e Silva, o resultado obtido por Belo Horizonte é decorrente da estratégia desenvolvida pela administração municipal para a elevação da qualidade do ambiente de negócios na cidade, que inclui investimento em infraestrutura, incentivo e simplificação dos processos para abertura de empresas e atração de investimentos. “O fato de Belo Horizonte ter a maior parte de sua economia baseada nos setores de comércio e serviços, com um grande número de micro, pequenas e médias empresas, também contribui para que a cidade tenha mais resiliência em momentos de turbulência econômica", acrescenta o secretário.
Além de Belo Horizonte, as outras duas cidades brasileiras que evoluíram no ranking do Brookings Institution foram Rio de Janeiro e Recife. As demais pesquisadas, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Vitória e Campinas, registraram queda de posição.
Comentários