Cidades

Manifestantes do bairro Pedreira cobram obras prometidas em campanha

Damon disse que os moradores deveriam se manifestar na porta do dono do animal que provocou acidente

Os moradores do bairro Pedreira ocuparam durante todo o dia de ontem (6) a BR129 para forçar o governo a cumprir um compromisso feito durante a campanha eleitoral. O prefeito Damon prometeu, entre outras coisas, iluminar toda extensão da BR ligando o bairro Campestre ao bairro Pedreira, construir passeios e uma ciclovia para facilitar a vida dos moradores.

Manifestantes durou todo o dia. (crédito: SILVIO ANDRADE/asnoticiasonline.com.br)
Manifestação durou todo o dia. Moradores cobram o cumprimento de promessas de campanha                       (crédito: SILVIO ANDRADE/asnoticiasonline.com.br)

As promessas do prefeito encaixaram como luva. Há anos os moradores reivindicavam essas obras, que são necessárias para a segurança de centenas de pessoas que circulam todos os dias nesta via, a única que liga o bairro ao centro da cidade. As promessas de Damon para a população do Pedreira, em especial esta cobrada pelos moradores na manifestação, renderam a ele a maior votação já registrada no bairro em todos os tempos.

Durante a manifestação, a todo momento moradores chegavam trazendo em seus próprios veículos pneus, móveis velhos e madeiras de construção para alimentar o fogo que bloqueava a passagem. Há tempos eles cobram pacificamente do prefeito este compromisso de campanha, já que os acidentes neste perímetro são constantes e várias vidas foram ceifadas.

Além do risco que correm os pedestres que caminham na via sem acostamento, ainda é comum acidentes envolvendo veículos e animas de grande porte que vivem soltos na pista. Mas os moradores certamente terão que conviver com esta insegurança por muitos anos e ouvir esta mesma promessa em muitas outras campanhas. Isto porque não há nenhum compromisso firmado na ata lavrada em reunião com representantes dos moradores e autoridades. Em nenhum momento os representantes do município e do DER deixam claro quais ações serão tomadas para atender os moradores. O representante do DER, Marcelo dos Santos Rodrigues, disse que um projeto já enviado pelo município estava cheio de irregularidades o que impediu a sua aprovação. Disse ainda que a normatização legal para BR só permite a instalação de redutores de velocidade e faixas, e isto já foi feito. “O previsto e regulamentar foi instalado com faixas de redução de velocidade e redutores.”

O secretário de governo, Edilson de Magalhães Lopes, disse que um projeto para atender o que reivindica os moradores e dentro do que exige o DER fica muito caro. “O projeto feito pelo município no qual foi analisado pelo DER que necessita de correções as quais implicam em autos custos.”

O prefeito Damon, em entrevista concedida a uma emissora de rádio, também sinalizou que não vai atender a reivindicação dos moradores e criticou a manifestação. Disse que os moradores deveriam se manifestar na porta do dono do animal que provocou o acidente, que segundo ele é morador do bairro e vizinho dos manifestantes. “Também a manifestação de ontem foi devido a um acidente que houve com um animal de grande porte, né, de pessoas que moram dentro do próprio bairro, então eu acho que a manifestação com relação a acidente com animal de grande porte tinha que ter sido na porta da pessoa que cria os animais e que não tem responsabilidade com a prisão desses animais, né, não na via interrompendo pessoas que não tem nada haver com o processo. Mas se o acidente com animal de grande porte, é, e o animal é de uma pessoa que mora no bairro, que é o que é verdade, a manifestação tinha que ser na porta dele, então eu concordo com o Toninho [da Pedreira] quando ele faz essa colocação. Nos temos hoje muitas coisas acontecendo e isso é fruto do comportamento da nossa sociedade, não de todos mas de alguns poucos. E essa questão do animal de grande porte é séria e grave.” (ouça no final da página o áudio da entrevista)

Durante a campanha, em um comício no bairro Pedreira, o candidato Damon prometeu que, se eleito, iria iluminar toda a extensão que liga o bairro ao centro da cidade, promessa endossada pelo deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) que inclusive virou propaganda na televisão e no rádio (veja o vídeo).

Agora Damon aproveita as exigências de adequação no projeto feitas pelo DER para se esquivar de cumprir o que prometeu aos moradores, mas o prefeito Damon tem outras alternativas que certamente atenderiam bem ao bairro. Uma delas é reabrir a via que anos atrás ligava o bairro Pedreira ao bairro Bela Vista, obra barata, fácil de ser feita e que irá aproximar mais o Pedreira do Centro. Nesta nova via o prefeito poderá colocar iluminação, construir passeios, ciclovias sem nenhuma interferência do DER e assim, cumprir o que prometeu em campanha, trazendo ainda mais benefícios, pois este percurso irá encurtar o trajeto entre o bairro e o centro em aproximadamente 3km.

Comentários


  • 10-11-2014 15:15:00 Marta Novaes

    Toninho observei que você foi constado na ata como autoridade, sendo além de vereador também presidente da associação do pedreira. Não era mais coerente você estar como presidente da associação, representando o povo? Autoridade já tinha demais que diga-se de passagem o secretário de governo disse o que ? Não entendi nada. Trocar Jadir por Edilson foi o mesmo que trocar 6 por meia dúzia. Assim não tem perigo de errar não é Dr. Damon

  • 10-11-2014 07:56:00 Mario

    Estavamos cheios de esperança!! Aí compramos imagem de um Doutor bom,transparente como agua,ex-Policial,de pulso firme. Agora temos que fazer manifestação para conseguir promessas de campanha,ai vai dar entrevista numa radio e culpa o pobrezindo,humilde que tem uma vaquinha ou cavalo no quintal,quem fez promessas foi o Doutor.Dizem!! Dizem!! Que os puxas-sacos durante a campanha falava que vender a imagem de Damon era mais facil que vender coca-cola.

  • 08-11-2014 18:35:00 Eliana Fernandes

    Sou moradora da Pedreira,foi sua eleitora,e fui no comicio aqui na Pedreira,e me lembro muito bem das promessas do Doutor Damon,do Vice Reginaldo Calixto,do Elson Sá e Lado de Dona Dudu,e Deputado Federal Leonardo Quintão,palavras jogadas no vento,só promessas de campanha,Mas vai ter outras eleições,quero ver a sua cara de pau pra aparecer aqui na Pedreira pedir voto.

  • 08-11-2014 15:06:00 Marcos Azevedo

    Dr. Damon, o senhor pode explicar porque a reunião com os moradores da Pedreira foi feita na sede da PM? O correto não seria na Prefeitura ou então na associação do bairro? Vejo isso como uma tática de intimidação. Li a Ata e percebi que os moradores só concordaram com o que foi dito pelas autoridades, que alias não disseram nada. O que ficou acordado? Além de ser na sede da PM, porque esses militares cheios de patentes? Não bastaria Prefeitura, DER e Moradores? Porque só dois representantes do movimento? Dr. Damon, o senhor não foi colocado na prefeitura pela força, não foi golpe, foi uma eleição democrática, escolha do itabirano.Estou assustado. Os militares na BR eram necessários para a proteção dos manifestantes mas intervir na negociação, não.