Educação

Do leigo ao estudante: Professor da Unifei publica livros voltados a todos os públicos

Formado em diferentes áreas, Shitsuka já abordou vários temas em seus livros (Foto: Divulgação)
Formado em diferentes áreas, Shitsuka já abordou vários temas em seus livros (Foto: Divulgação)

No início de 2018 o prof. Ricardo Shitsuka, em parceria com demais autores,lançou dois livros. Os títulos “Tecnologia Siderúrgica” e “Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas”, se somam a outros 15 projetos literários produzidos pelo docente ao longo de sua carreira, abrangendo os mais variados temas, como matemática, xadrez, sistemas de informação, entre outros.

Em “Tecnologia Siderúrgica”, Shitsuka discorre sobre os processos siderúrgicos e suas tecnologias, passando pela produção do ferro e aço, até chegar ao uso desses produtos em nosso cotidiano: arames, pisos de ônibus, móveis, panelas, ferramentas, entre outros. No segundo título, “Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas”, o objetivo é demonstrar, do leigo ao estudante, a associação entre o ensino da matemáticae a computação.

Em ambos os trabalhos os autores buscaram torná-los acessíveis a todos os públicos. Para isso, evitam uma linguagem muito técnica, embasando-se em exemplos práticos. Isso possibilita, nas palavras do professor Shitsuka, um letramento dos leitores. Ele esclarece: “letramento representa um conhecimento básico sobre o máximo de áreas possíveis, saber como e onde se aplica cada coisa. Portanto, quanto mais letrado você for, mais você conhece, o que contribui para a sua formação pessoal.”

O professor, que atualmente leciona para os cursos de Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, também fala sobre a contribuição que os trabalhos trazem à Unifei, ressaltando os projetos produzidos pelo corpo docente da instituição ao longo dos anos:

“É mais uma produção importante realizada nocampus. Tudo que o nosso quadro de professores vem desenvolvendo, como um projeto ou artigo, ajuda no crescimento da universidade. Periodicamente, o governo avalia nossas instituições de ensino, e essas ações contribuem para que a Unifei seja bem avaliada e respeitada no meio.”

Os interessados nas obras podem lê-las ou comprá-las nos seguintes links:

http://bit.ly/2FNcmcy

http://bit.ly/2pp11o9

Comentários