Educação

Projeto promove a visita de mais de 500 alunos do ensino médio à Unifei

Programa oferece a chance para estudantes do ensino médio e fundamental de conhecer a Unifei (Foto: Divulgação/Unifei)
Programa oferece a chance para estudantes do ensino médio e fundamental de conhecer a Unifei (Foto: Divulgação/Unifei)

O Unifei Portas Abertas, projeto que apresenta o campus da universidade para alunos de Itabira e região, promoveu sua terceira edição. Na oportunidade, foram recebidos cerca de 550 estudantes do ensino médio de 12 instituições, número recorde.

Realizado semestralmente, o programa oferece a chance para estudantes do ensino médio e fundamental de conhecer a Unifei, seus cursos e laboratórios.

Guilherme Siqueira, um dos coordenadores da proposta, ressaltou que essa edição buscou abranger mais escolas de outras localidades, algo que se concretizou com a presença de instituições de João Monlevade, Santa Maria de Itabira e Dores de Guanhães. Ele também conta quais os benefícios oferecidos e comenta sobre outro projeto que poderá fortalecer ainda mais a interação do campus com a comunidade externa:

“O Unifei Portas Abertas nos dá a chance de nos apresentarmos para estes estudantes, além de estimulá-los a continuar os estudos numa universidade e ingressarem aqui futuramente. Pensamos também em realizar uma feira de profissões, já que percebemos que existe essa demanda na cidade. É algo a ser discutido, mas estamos estudando essa possibilidade”.

Marcos Vinicius, estudante do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Doutor Costa, em Santa Maria de Itabira, visitou a Unifei pela primeira vez e revelou que pretende estudar na universidade daqui a alguns anos. Entusiasmado, o aluno já sabe em qual área deseja se especializar e também deu sua impressão sobre o campus:

“Achei a estrutura muito boa e gostei bastante dos laboratórios, cursos e experimentos que encontrei. Como na minha escola estamos fazendo um curso técnico de informática, penso em estudar Engenharia da Computação aqui na Unifei futuramente”.

O professor Dilson Nunes, da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, em João Monlevade, ressalta que o Unifei Portas Abertas é uma oportunidade única para os alunos terem contato com uma realidade com a qual eles não estão acostumados. O professor também destaca a importância do evento para os estudantes:

“Atualmente as universidades vêm abrindo as suas portas para a comunidade, algo inimaginável antigamente, já que nenhuma instituição federal, estadual ou particular oferecia essa oportunidade. Então, para os estudantes, é um mundo novo, algo que os permite vislumbrar um novo conhecimento, novas profissões e conhecer laboratórios bem equipados. Certamente, tudo isso os inspira”.

Comentários