Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

Rio: Capital do crime

Por Lenin Novaes
18 de março de 2025 - 14:08
em Colunas

Nos últimos anos, em sucessão, governadores do Rio foram presos acusados de corrupção. Rosinha, Garotinho, Pezão, Sérgio Cabral e Moreira Franco. Reprodução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Athaliba, é verdadeira ou falsa a afirmação de que o Rio de Janeiro é a Capital do Crime no Brasil? Se a pergunta fizer parte de prova para concurso público com estabilidade no emprego e, por conseguinte, ascensão em plano de cargo, salário e carreira, qual será sua resposta?

– Sabe, Marineth, o carioca da gema responderá sem titubear que o Rio é a Capital do Crime. Sobretudo se for nativo com mais de meio século de vida e que tiver sobrevivido ao caos promovido pelo crime organizado que deteriora os poderes constituídos. Veja a estatística: sete governadores são investigados por corrupção, alguns deles presos ou abduzidos do cargo, nos últimos anos. Um deles, Sérgio Cabral, é réu confesso. O trem tá descarrilando no Rio de Janeiro!

– Athaliba, quais governadores são investigados?

– Marineth, vamos começar pelo atual: Cláudio Bomfim de Castro e Silva, (Partido Liberal – PL), mesma legenda partidária do mito pés de barro, o 38º presidente do Brasil, cujo mandato foi de 1º/1/2019 a 31/12/2022. É acusado de corrupção e peculato em esquema de desvio de verbas públicas. O antecessor dele, o ex-juiz Wilson Witzel (Cláudio Castro foi vice-governador), perdeu o cargo num processo de impeachment, por 10 votos a zero, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ -, acusado de corrupção na Saúde durante a pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Athaliba, o ex-juiz Wilson Witzel jura de pés juntos que é inocente e que o impeachment foi forjado pelo grupo do ex-governador Sérgio Cabral, preterido de favores no mandato dele.

– Marineth, ocê acredita que o Papai Noel vai descer pela chaminé da sua casa e entregar o presente na cama? Isso é lengalenga pra boi dormir. O Sérgio Cabral Filho (o pai, jornalista, foi meu companheiro na Associação Brasileira de Imprensa – ABI), em liberdade condicional, tem condenação de 425 anos de prisão, em 23 processos criminais. Foi preso em novembro de 2016, acusado de receber propina para a concessão de obras públicas. O assento do vaso sanitário no aptº dele, no Leblon, tem regulador de temperatura térmica para as estações de Inverno e Verão.

– Athaliba, o sucessor do Cabral, que antes foi vice dele, Luiz Fernando Pezão, também viu o sol nascer quadrado na cadeia, né?

– Sim, Marineth. A prisão do Pezão foi cinematográfica. Exibida ao vivo por emissoras de TV, em novembro de 2018, poucos dias antes do final do mandato. Ele recebeu voz de prisão dos agentes da força-tarefa da Lava Jato no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe de estado. E ficou preso até dezembro de 2019. Foi acusado de corrupção e organização criminosa.

– Athaliba, já dizia vovô que “casadinho dorme junto”. Então, no roteiro trágico do histórico de governadores, em sucessão, acusados de corruptos, como se enquadra Rosinha e Garotinho?

– Marineth, o casal protagonizou cenas hilariantes nas diversas ocasiões às quais foi preso. Numa delas, ao ser colocado na caçamba do “camburão” (viatura policial), como delituoso vulgar, Garotinho esperneou as pernas como criança fazendo malcriação. Vi a cena em noticiário de TV, na casa da saudosa sogra Dona Itinha, em Itabira, cidade mineira, berço de nascimento do poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade. Diante da agitação das pessoas estupefatas, atônitas, embasbacadas com a cômica cena, ela fez a seguinte observação: – “Gente, ocês tão surpresos; o que esperavam; ele é um garotinho”. A gargalhada foi geral e ecoou no bairro da Praia.

– Athaliba, o casal foi preso em casa, né?

– Marineth, a prisão ocorreu no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio, em 30/10/2019. O sol ainda não tinha surgido por traz do monumento do Cristo Redentor, no Corcovado. Era a 5ª vez do Anthony e a 3ª vez da Rosinha. O casal ficou, inicialmente, na Cadeia Pública de Benfica, na Zona Norte. A ex-governadora, em seguida, foi transferida para o Complexo de Bangu. Ele e ela foram acusados de superfaturamento em contratos envolvendo a construtora Odebrecht, além de fraude eleitoral, compra de votos no programa social Cheque Cidadão, entre outros crimes.

– Athaliba, e o caso do ex-governador Wellington Moreira Franco?

– Marineth, ele, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, foi preso em março de 2019, na ação da Lava Jato que tinha também como alvo o ex-presidente Michel Temer.

– Athaliba, tem solução à vista para acabar com o caos que destrói o Rio de Janeiro?

– Marineth, expus a podridão da política para mostrar que a saída está no Poder Popular no país. O Poder Popular será capaz de depurar, expurgar, a podridão criada pelo sistema vigente, que aprofunda o abismo da miséria e amplia a desigualdade na sociedade. Quem viver verá!!!

Tags: ColunaLenin Novaes
Lenin Novaes

Lenin Novaes

Crônicas do Athaliba LENIN NOVAES jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou e promoveu o Concurso Nacional de Poesia para jornalistas, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som - MIS

MATÉRIAS RELACIONADAS

Colunas

Quem nos rouba?

Por Nilson Lattari
16 de janeiro de 2026 - 07:54
Morre Scott Adams, criador de Dilbert
Colunas

Morre Scott Adams, criador de Dilbert

Por Ediel Ribeiro
14 de janeiro de 2026 - 07:54

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Mostra de Tiradentes leva cinema gratuito à praça e transforma a cidade em sala a céu aberto

    Mostra de Tiradentes leva cinema gratuito à praça e transforma a cidade em sala a céu aberto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Banco Central decreta liquidação do Will Bank, ligado ao grupo Master

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Trump convida Lula para Conselho da Paz sobre Gaza e cita “papel importante” do presidente brasileiro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Orelhões se despedem do Brasil após mais de cinco décadas nas ruas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Guaidó: oposição não planeja mais negociações com Maduro na Noruega

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Resultados do Enem 2025 serão divulgados nesta sexta-feira

6 dias atrás

Mercado reduz previsão de inflação para 2026, aponta Boletim Focus

2 dias atrás

Instabilidade no Pix causa falhas em bancos e gera milhares de reclamações

2 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2025 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2025 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br