Cultura e Entretenimento

NO MÊS DAS MULHERES, MEMORIAL VALE TEM PROGRAMAÇÃO COMANDADA POR ELAS

Belo Horizonte - Música mineira contemporânea, música instrumental brasileira, teatro de cordel, oficinas e exposições são algumas das atrações do Memorial Vale no mês de março. A cantora Mariana Nunes, a musicista Igara, a atriz e cordelista Bianca Freire se apresentarão no museu evidenciando e celebrando o talento das mulheres no mês dedicado a elas. Ainda com este intuito, foi prorrogada até 31 de março a exposição CATA - Mudanças Climáticas e Catadoras, da artista plástica e fotógrafa Verônica Alkmim França, que busca valorizar o trabalho das catadoras de resíduos no cenário de mudanças climáticas.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. 

 

Aos sábados de março às 14h

Oficinas Criativas de Desenho

Ao longo do mês de março o Programa Educativo do Memorial Vale vai se dedicar à linguagem do desenho, explorando suas materialidades, ferramentas e possibilidades criativas, com dinâmicas que envolvem o gesto, o corpo e a imaginação. Podem participar crianças a partir de 5 anos. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Divulgação - 

Aos domingos de março – às 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e às 11h para crianças de 3 a 5 anos

Oficina Ninho de Leitura

Nesta oficina, a proposta é entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras. Em um ambiente organizado para bebês e crianças pequenas, o Programa Educativo do Memorial Vale vai mediar uma experiência literária, contando com a participação do público mirim e de seus cuidadores. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Divulgação - 

De 01 a 31 de março - durante o funcionamento do Memorial Vale

Kit Trilha da Infância

A criançada poderá “explorar” o Memorial de maneira mais divertida e interessante durante o horário de funcionamento do museu. Utilizando um kit com mapa, lupa, espelho, lanterna e binóculo, num jogo lúdico que atiça a curiosidade e o interesse. Os itens poderão ser solicitados na recepção. Ao final da visita, ele deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar a experiência.

 

Dias 07 (quinta-feira) às 19h30 e 09 de março (sábado) às 10h30

Encontro com Professores Memorial Vale

Como a arte contemporânea ajuda a lançar outras leituras sobre a história? Nesse Encontro com Professores, o Programa Educativo do Memorial Vale propõe investigar as narrativas decoloniais da mostra “Imagens Que Não se Conformam” a partir dos eixos de pesquisa do Memorial Vale – Mineiridades e República. Como incentivo, os participantes terão a chance de concorrer a um Jogo Tralalá, criado pelo Educativo, e a disponibilização de ônibus escolares para visitação ao Memorial. Com duas horas de duração, o Encontro vai oferecer certificados para os participantes. Necessária inscrição prévia pelo telefone (31) 3343-7317 ou WhatsApp (31) 8223-7433.

 

Dia 09 de março (sábado) às 16h - com intérprete de Libras

Show "LeeGal"- Canções de Rita Lee e Gal Costa com Mariana Nunes

Dona de uma voz sublime, a intérprete belo-horizontina Mariana Nunes tem seu nome inscrito em destaque na cena musical mineira contemporânea. A artista vem ao Memorial, unindo canções de dois ícones da música popular brasileira, em um show dançante, animado e emocionante, que embala o público com sucessos que marcaram a trajetória de duas grandes artistas. A apresentação integra o projeto Memorial Mulheres, com curadoria de Juliana Nogueira. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

Mariana Nunes /  Foto: Júlia Lanari Bendita - 

Dia 10 de março (domingo) às 11h

Igara

Igara é musicista, nascida em Diamantina e residente em Belo Horizonte. A artista reúne em seu show repertório que une as influências da música instrumental brasileira com a sua própria obra. Piano, clarineta, vibrafone, berimbau, congas, baixo elétrico, bateria e violão são instrumentos que trazem sua banda na formação em sexteto. A apresentação integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

IGARA / Foto: Daniela Paoliello - 

Dia 14 de março (quinta-feira) às 19h30

Espetáculo 3 Contos de Amor - com intérprete de Libras

O espetáculo traz para a cena cordéis autorais da atriz e cordelista do Vale do Jequitinhonha Bianca Freire, que tem o amor em sua faceta mais ingênua como mote: uma menina e a memória eternizada da vó; uma noviça que se apaixona por um sanfoneiro; e o romance proibido de uma ovelha e um bode. A direção do espetáculo é assinada pela atriz Mariana Arruda, do Grupo Maria Cutia. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

Foto: Carlos Henrique Macedo - 

Até 31/03/2024

Exposição "CATA - Mudanças Climáticas e Catadoras"

O Memorial Vale está recebendo a exposição CATA - Mudanças Climáticas e Catadoras, da artista plástica e fotógrafa Verônica Alkmim França, que busca valorizar o trabalho das catadoras de resíduos no cenário de mudanças climáticas. A curadoria é da própria fotógrafa e da socióloga Sonia Maria Dias. CATA é composta por 24 imagens feitas em várias cooperativas e retratam a intimidade da coleta de resíduos. Durante o projeto CATA, sete catadoras participaram de uma oficina de imagem com a técnica Cianotipia, na qual os resíduos foram matéria-prima para uma nova experimentação na qual as catadoras produziram imagens, as quais podem ser vistas na Midiateca e nos vídeos junto a exposição. A mostra reflete o encontro entre as artes plásticas, a sociologia e a educação popular através da cooperação entre a rede internacional Mulheres no Trabalho Informal Globalizando e Organizando (WIEGO em inglês) e a Universidade de Sheffield. A exposição poderá ser vista até 31 de março de 2024 e tem entrada gratuita.

 

Até 07/04/2024

Exposição Imagens que Não se Conformam

A exposição Imagens que Não se Conformam reúne obras do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em diálogo com produções de artistas contemporâneos mineiros. A mostra apresenta peças e obras raras que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. A exposição Imagens que Não se Conformam tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Visitas mediadas à exposição Imagens que Não se Conformam

Os educadores do Programa Educativo propõem visitas mediadas autorais com roteiros sobre as obras do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em diálogo com produções de artistas contemporâneos mineiros. Aos sábados às 11h e às 15h; e aos domingos às 11h e 14h. As visitas do período da tarde contam com intérprete de libras.

 

Até 01/05/2024

Exposição Atmosfera, de João Castilho

O fotógrafo João Castilho apresenta a série Atmosfera, no café do Memorial Vale, com curadoria de Eugênio Sávio dentro do projeto Mostra de Fotografia. A instalação reúne imagens de céus realizadas nos últimos anos. Atmosfera é uma fina película que envolve a Terra proporcionando um equilíbrio delicado que sustenta a diversidade da vida. Construindo obras de quase-ficção, Castilho cria formas de representar esteticamente nosso pertencimento ao mundo. Publicou os fotolivros Zoo (2017), Hotel Tropical (2013), Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (Cosad Naify, 2008).

 

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Comentários