Cidades

Palácio da Liberdade abre visitação pública durante esta semana

Espaço - que tem um importante acervo artístico e botânico a ser contemplado - oferece ainda a mediação cultural nos Jardins

Palacio-da-Liberdade-Credito-Jomar-Braganca
Crédito: Jomar Bragança - 

O Palácio da Liberdade oferece, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/3), visitação extra para o público. A iniciativa é direcionada a pequenos grupos, respeitando todas as normas de segurança sanitária.

Usualmente, as visitações acontecem aos sábados e domingos, por meio de parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a APPA - Arte e Cultura. A entrada é gratuita, aberta a todos, e ocorre em duas modalidades: visitação interna (que também inclui o acesso aos jardins) e visitação externa, que permite acesso apenas aos jardins.

O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tenha a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica do Estado.

Visitas mediadas aos Jardins do Palácio da Liberdade

Para que serve um jardim histórico? A visita mediada aos jardins do Palácio da Liberdade também faz parte da programação e pretende convidar o visitante para um encontro, uma conversa, um momento de contemplação do espaço. 

Com elementos que remetem à época da construção da cidade de Belo Horizonte, conhecer os Jardins do Palácio é também uma possibilidade de vivenciar as múltiplas temporalidades que o integram, além da fruição e entendimento dos bens que o compõem, sejam eles em seus aspectos históricos, decorativos e/ou simbólicos. 

A diversidade das espécies botânicas também faz deste espaço um patrimônio vivo, a ser significado pelos visitantes.


Serviço
Visitação com entrada limitada

Data: 23 e 24/3 (quarta e quinta-feira)
Duração das ações: aproximadamente 50 minutos
Ingressos: disponibilizados em www.sympla.com.br/appa 

*Mediação cultural (Jardins)
Horário: 9h15, 10h15, 11h15, 12h15, com entrada de grupos limitados

*Visitação externa (Jardins)
Horário: 13h10, 14h10, 15h10, 16h10, com entrada de grupos limitados

*Visitação interna (Palácio + jardins)
Horários: 13h, 14h, 15h, com entrada de grupos limitados

Comentários