Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Cidades

Caminhonete descaracterizada retira colchões da Assistência Social e Prefeitura não esclarece transporte

Secretária diz que material seguia para almoxarifado, mas não respondeu a quem pertence o veículo nem informou o destino exato; e-mails de O Folha de Minas são rejeitados pelo sistema municipal

Por Redação
11 de setembro de 2026 - 13:01
em Cidades
Caminhonete descaracterizada retira colchões da Assistência Social e Prefeitura não esclarece transporte

Reprodução / Instagram

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma caminhonete descaracterizada carregada de colchões foi registrada deixando o pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabira na terça-feira (8). A movimentação chamou atenção pela ausência de identificação do veículo e provocou questionamentos sobre quem realizava o transporte e para onde o material pertencente ao município estava sendo levado.

O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo pelo influenciador digital e candidato a deputado estadual Frank Solico, conhecido em Itabira por fiscalizar órgãos públicos, realizar protestos e publicar denúncias envolvendo a Prefeitura, a Câmara Municipal e autarquias.

A circulação das imagens, em pleno período eleitoral, também levantou suspeitas nas redes sociais sobre uma possível utilização dos colchões para distribuição a eleitores ou em benefício de candidaturas apoiadas pelo grupo político do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Até o momento, no entanto, não há comprovação de que o material tenha sido destinado a eleitores ou utilizado por qualquer campanha eleitoral.

A secretária municipal de Assistência Social, Nélia Cunha, respondeu diretamente à publicação de Solico. “O senhor deveria apurar antes de divulgar mentiras. Trata-se apenas de transferência de itens para o almoxarifado”, escreveu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração apresentou uma versão para a movimentação, mas deixou sem resposta questões relacionadas ao transporte. Na mesma publicação, O Folha de Minas perguntou à secretária por que uma caminhonete descaracterizada estava sendo utilizada, a quem pertencia o veículo e para onde exatamente os colchões estavam sendo levados. Nélia não respondeu aos questionamentos.

O Folha de Minas recebeu a informação de que a caminhonete seria um veículo particular. A reportagem, porém, não obteve até o momento documento que permita confirmar a propriedade do veículo ou verificar se existe contrato, autorização ou qualquer outro vínculo que justifique sua utilização para transportar bens da administração municipal.

Também não foram apresentados documentos que demonstrem a movimentação dos colchões, como registro de saída, quantidade transportada, identificação do almoxarifado de destino ou comprovante de recebimento do material.

E-mails do jornal são rejeitados pelo sistema municipal

A busca por esclarecimentos oficiais enfrenta ainda uma situação que O Folha de Minas vem documentando ao longo deste ano: mensagens enviadas pelo endereço eletrônico da Redação são rejeitadas pelo sistema de e-mails da Prefeitura de Itabira.

Em 7 de janeiro de 2026, uma mensagem encaminhada por redacao@ofolhademinas.com.br para um endereço funcional do domínio itabira.mg.gov.br, com questionamentos sobre o sistema ambiental do Projeto Rio Tanque, foi devolvida pelo servidor municipal. O relatório registrou o código 554 / 5.7.1 acompanhado da informação “Endereço do remetente rejeitado: Acesso negado”.

A situação voltou a ocorrer em 12 de maio, desta vez em uma tentativa de contato com o endereço da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura. O e-mail também foi recusado, com o mesmo código e a mesma indicação de acesso negado ao remetente.

Fac-símile

Os registros foram produzidos em datas diferentes e envolvem destinatários distintos dentro do domínio oficial itabira.mg.gov.br, indicando que a rejeição está relacionada ao endereço eletrônico da Redação.

O Folha de Minas passou a perceber o bloqueio após publicar uma matéria que apurou o uso de uma jurisprudência falsa em documento oficial encaminhado pelo prefeito Marco Antônio Lage à Câmara Municipal, no contexto de medidas contra o vereador Luiz Carlos de Ipoema.

Entre os fundamentos jurídicos apresentados no documento estava uma suposta decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais vinculada ao processo nº 1.0000.21.001234-5/001. Além da numeração posteriormente não localizada pelo Tribunal, a decisão era atribuída a um suposto “Desembargador Fulano de Tal”, expressão genérica que constava no documento apresentado como fundamentação jurídica.

Na ocasião, O Folha de Minas procurou diretamente o TJMG para verificar a autenticidade da referência. O Tribunal informou que a numeração atribuída ao processo não havia sido localizado em sua base de dados. Posteriormente, Marco Lage encaminhou outro ofício à Câmara, alegou a ocorrência de “erro material” e substituiu a fundamentação utilizada anteriormente.

Um servidor da Prefeitura ouvido por O Folha de Minas, sob condição de anonimato, afirmou que a determinação para bloquear o endereço eletrônico da Redação teria partido do próprio prefeito Marco Antônio Lage, que também é jornalista. O jornal preserva a identidade da fonte em razão do pedido de sigilo. A reportagem, entretanto, não teve acesso a documento ou ordem administrativa que permita comprovar a autoria da determinação.

A consequência objetiva do bloqueio está documentada: tentativas de O Folha de Minas de encaminhar questionamentos a endereços institucionais da administração são recusadas pelo servidor de e-mails do município. No episódio envolvendo os colchões, o jornal recorreu à própria publicação em que a secretária de Assistência Social se manifestava para tentar obter os esclarecimentos.

Permanecem sem resposta três questões centrais: a quem pertence a caminhonete, sob qual autorização o veículo foi utilizado para transportar o material e qual foi o destino exato dos colchões.

O espaço permanece aberto para manifestação da Prefeitura de Itabira, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do prefeito Marco Antônio Lage. Os canais de O Folha de Minas estão disponíveis para o envio de esclarecimentos e documentos.

Tags: Assistência Socialcolchõeseleições 2026fiscalizaçãoFrank SolicoItabiraMarco Antônio LageNélia CunhaPREFEITURA DE ITABIRAtransparência pública
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Queda de avião da PM mata três oficiais no Vale do Aço
Cidades

Queda de avião da PM mata três oficiais no Vale do Aço

Por Redação
9 de outubro de 2026 - 20:11 - Última atualização: 10 de outubro de 2026 - 10:44
Monomotor cai no pátio do Metrô de BH e mata piloto
Cidades

Monomotor cai no pátio do Metrô de BH e mata piloto

Por Redação
9 de outubro de 2026 - 13:12

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884
Comercial: folhamg@ofolhademinas.com.br
Sugestão de Pauta / Outros assuntos: redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884
Comercial: folhamg@ofolhademinas.com.br
Sugestão de Pauta / Outros assuntos: redacao@ofolhademinas.com.br