Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Pandemia pode manter níveis críticos ao longo de abril, diz Fiocruz

Medidas restritivas produziram "êxitos localizados"

Por Redação
16 de abril de 2021 - 18:04
em Saúde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A manutenção da tendência de alta transmissão da covid-19 no Brasil na semana passada (4 a 10 de abril) indica que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo deste mês. O alerta foi feito hoje (16), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no boletim Observatório Covid-19.

Os pesquisadores apontam que as medidas restritivas adotadas por alguns estados e municípios produziram “êxitos localizados”, que podem resultar na redução de casos graves da doença nas próximas semanas. 

Apesar disso, a flexibilização dessas medidas nesse momento pode fazer retornar o ritmo acelerado de transmissão, em um cenário em que o isolamento social mais rigoroso ainda não teve impacto sobre o número de óbitos e a demanda hospitalar dos pacientes com covid-19.

O boletim também aponta o risco de a pandemia se estabilizar em um patamar muito mais elevado que no ano passado. Indicam esse quadro a estabilização na incidência de novos casos da doença e a permanência de níveis críticos na ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na maior parte do país. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Média diária de mortes e UTI

Na semana passada, o Brasil voltou a superar a média diária de mais de 3 mil mortes, e, em 12 de abril, chegou ao recorde de 3.123 mortes na média móvel de sete dias, segundo dados do painel Monitora Covid-19, da Fiocruz. 

A ocupação de UTIs para pacientes com covid-19 permanece acima de 80% em 22 estados e no Distrito Federal. Apesar disso, a fundação destaca a saída do Maranhão da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário, com 78% de ocupação; além de quedas significativas do indicador no Pará (de 87% para 82%), Amapá (de 91% para 84%), Tocantins (de 95% para 90%), Paraíba (de 77% para 70%) e São Paulo (de 91% para 86%). 

O boletim mostra ainda que, até a sexta-feira da semana passada, 30,2% das pessoas vacinadas contra a covid-19 haviam recebido as duas doses do imunizante, enquanto 69,8% receberam apenas uma dose. 

A Fiocruz reforça que tanto a CoronaVac quanto a Oxford/AstraZeneca preveem duas doses para que o esquema vacinal seja completo. Diante disso, é recomendado planejamento da imunização, monitoramento e busca ativa dos faltosos na segunda dose, o que é necessário para alcançar a proteção pretendida pela vacinação e não desperdiçar recursos.

Tags: Fiocruzpandemiasaúde
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas
Saúde

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Por Redação
19 de junho de 2026 - 18:44 - Última atualização: 20 de junho de 2026 - 10:49
Junho Violeta reforça alerta para violência contra idosos e desafia sociedade diante do envelhecimento da população
Saúde

Junho Violeta reforça alerta para violência contra idosos e desafia sociedade diante do envelhecimento da população

Por Redação
15 de junho de 2026 - 11:48

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Monte Verde passará a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; veja como funciona

    Monte Verde passará a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; veja como funciona

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo em rodada que pode definir rumos da Copa do Mundo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Bolsonaro, um idiota

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Prazo para pagar taxa do Enem 2026 termina nesta segunda-feira; inscrição só é confirmada após quitação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Moraes decide nesta semana se Bolsonaro volta ao presídio ou permanece em prisão domiciliar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Moraes decide nesta semana se Bolsonaro volta ao presídio ou permanece em prisão domiciliar

10 horas atrás
Messi marca três vezes, entra para a história e conduz Argentina em estreia dominante na Copa

Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo em rodada que pode definir rumos da Copa do Mundo

18 horas atrás

André Mendonça determina retirada de vídeo em que Sóstenes associa PT a facções criminosas

15 horas atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br