Cidades

Catas Altas comemora 316 anos de fundação com programação cultural

Arquivo/PMCA

Situada aos pés da Serra do Caraça e resguardada pelo contraforte da serra do espinhaço, Catas Altas está completando 316 anos no próximo dia 8 de dezembro.

A data é celebrada junto com o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora Imaculada Conceição e, desde o dia 27 de novembro, já está sendo realizada uma programação cultural e religiosa intensa, com novenas, barraquinhas e shows.

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, foi realizada apresentação teatral “Catas Altas aos Olhos de uma Criança”, encenada por alunos das escolas municipais da cidade.

Neste mês de dezembro, também serão lançados os concursos de fotografia e poesia, ambos promovidos pela Prefeitura dentro da programação da campanha #VivaCatasAltas.

No dia 6, será realizado show com Marcos Catarina, cantando um tributo a Vander Lee. Já no dia 7, será a vez da banda Vida Reluz animar o público.

Por fim, no dia 8, feriado municipal, a programação começará cedo. Às 9 horas, haverá cerimônia de batismo e consagração das crianças. 

O tradicional almoço na Praça começa às 11 horas. O cardápio inclui tropeiro com arroz e salada mista. Para animar o momento, os irmãos do Cubas, Washington e Valdomiro fazem um show de voz e violão.

Às 13 horas, tem bingo na praça da Matriz e barraquinha com pastel e cachorro-quente.

A Orquestra da Apae de Santa Bárbara se apresenta às 16 horas. Às 18 horas, será promovida apresentação “BLOCONECOS”, do Grupo Teatral Cia Navegantes.

A Celebração Solene começa às 19:30 na igreja Matriz. Também serão realizadas procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição e Benção com o Santíssimo Sacramento.

Às 20 horas, acontece o acendimento das luzes de Natal, inaugurando oficialmente a decoração natalina. 

Para finalizar, às 23 horas será rezado o terço em homenagem ao Imaculado Coração de Maria.

Toda programação acontece na Praça Monsenhor Mendes e na igreja Matriz.

Emancipação - Em 2019, também está sendo comemorado os 22 anos de emancipação do município.

“Nossa cidade está em festa. É emocionante relembrar tantas histórias que marcam esses mais de 300 anos e ainda poder fazer parte da nova história de Catas Altas que começou a ser reescrita há mais de 20 anos”, destaca o prefeito José Alves Parreira, que foi o primeiro presidente da Câmara do município.

Entre 1839 e 1995, Catas Altas pertenceu à Santa Bárbara. O então distrito foi criado com a denominação de Catas Altas do Mato Dentro, em 1891. Já em 1923, passou a se chamar apenas Catas Altas.

Em 21 de dezembro de 1995, emancipou-se e foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 12030 de 21/12/1995, desmembrado de Santa Bárbara. Em 1996, foi realizada a primeira eleição e, em 1997, teve início o primeiro governo da recém-criada cidade.

História - Tanta história teve início lá no final do século XVII, por volta de 1694, com a descoberta de ricas minas auríferas (mais tardes denominadas de Catas Altas) e a formação do povoado. Mais tarde, o historiador Salomão de Vasconcelos afirmou que quase nada se conhecia a respeito dos verdadeiros descobridores da região onde está localizado o município e sobre a fundação de Catas Altas. Mas, em anotações, atribui-se a Domingos Borges a fundação do arraial em 1703. 

A história de Catas Altas, assim como de diversas cidades mineiras, está relacionada com o ciclo da mineração no século XVIII. O nome “Catas Altas” provém das profundas escavações que se faziam no alto dos morros. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração.

 

Comentários