Brasil

O Compadre e o Moralista

Um moralista senhor que morava muito longe daqui, lá pras bandas da Ásia, achava tudo errado em sua cidade. Ele tinha em sua cabeça que todos os governantes eram corruptos, honestos eram apenas ele e seu compadre. Então decidiu, na beira de um campo, que um dia seria prefeito. Ele queria salvar a sua cidade. Via que o orçamento do município era grande e jurava fazer com ele tudo o que os outros não conseguiam fazer.

Mas embora tendo uma boa formação, as vezes não entendia o que lia e era manipulado pelo seu compadre, que era analfabeto. Então, depois de algum tempo sonhando em combater a corrupção assumiram o governo e o tempo foi passando. Quando o prefeito falava em fazer uma coisa o analfabeto compadre ia contra. Aos poucos ele foi tomando conta, dando as ordens e fazendo tudo ao contrário do que havia prometido.

O tempo passou e nada aconteceu. Insatisfeitos, os moradores da cidade começaram a cobrar, não aceitavam que o mandato acabasse sem que nada fosse feito. Começou então uma grande movimentação. A população foi para as ruas, associações de bairros, intelectuais e empresários, em uma manifestação pacifica, inteligente e bem coordenada cobraram da Câmara o impeachemant do prefeito que não tinha poder sobre o governo. A população não aceitava ter eleito uma pessoa bem formada e ser governada pelo compadre analfabeto. Então a Câmara vendo a população mobilizada, sem saída, abriu uma CPI para apurar o que acontecia na cidade. O prefeito foi acusado de abandonar o poder, de contratar empresas sem licitações e deixar a cidade se infestar de dengue, não cuidar da saúde e responsabilizar o povo pelo caos que se instalou.

Votado o impeachemant, em pouco tempo foi convocada novas eleições e o novo prefeito que assumiu o município tratou logo de organizar a cidade, cuidar da saúde e administrar com respeito às leis e zelo com as coisas públicas. Empresas sem licitação nunca mais se instalaram por ali pois ele viu que o poder emana do povo e ao povo pertence.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários