Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Brasil

Mais de 315 mil bebês tiveram a certidão de nascimento emitida logo após o parto em Minas

Programa de emissão de registros, coordenado pelo Estado e presente em 71 municípios, garante o direito às crianças ainda na maternidade

Por Redação
12 de outubro de 2022 - 11:23
em Brasil

Cristiano Machado / Imprensa MG- 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poucos dias antes do Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12/10), Valentina Cardoso de Menezes, que nasceu no dia 6/10, teve garantido o direito à cidadania ao receber a Certidão de Nascimento já nas primeiras horas de vida, após o parto no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). “É uma segurança para a gente, já sair com ela registrada, com tudo prontinho e de forma gratuita. Não tem nada melhor”, afirmou a mãe da criança, Maria Luiza Cardoso de Menezes, que reside no bairro Paquetá, em Belo Horizonte.

A facilidade de acesso ao registro civil de nascimento é um dos benefícios do programa Unidades Interligadas (UIs), coordenado em Minas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Desde a implantação do serviço no Estado, em julho de 2013, já foram emitidas 315.254 certidões nas 92 Unidades Interligadas, em 71 municípios. Na atual gestão, até outubro deste ano, foram emitidas 130.388 certidões. O documento também já vem com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“Foi uma felicidade ter a nossa filha aqui no Ipsemg. Toda equipe está de parabéns. E para completar, já vamos sair do hospital com a Certidão de Nascimento em mãos, que vamos utilizá-la para as vacinas”, conta o pai de Valentina, Milton Cardoso da Silva. Segundo ele, esse programa facilita muito a vida dos pais. “Ela (Valentina) já sai tendo acesso a todos os direitos, é uma cidadã plena”, enfatizou.

O coordenador de Enfermagem do Ipsemg, Alan Bastos da Silva, conta que são feitos em média de 50 a 60 partos por mês no hospital. “Deste montante, 90% optam por fazer o registro aqui mesmo. As Unidades Interligadas são importantes porque otimizam tempo. Não há necessidade de os pais saírem do hospital para fazer o registro da criança fora daqui”, conta, lembrando que a UI no Ipsemg foi implantada ainda em 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Documento em mãos em 20 minutos
Com um sistema interligado ao cartório via internet, a impressão da Certidão de Nascimento ocorre no próprio hospital em no máximo 20 minutos, sem a necessidade de os pais gastarem tempo e dinheiro para registrarem as crianças. As primeiras unidades a receber o sistema foram o Hospital Sofia Feldman, no bairro Tupi, em Belo Horizonte, e a Famuc, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  

Desde 2016, o serviço das UIs incorporou também a emissão do CPF, número que já vem impresso em um dos campos da Certidão de Nascimento, facilitando ainda mais para os pais.

Sub-registro
A ação também busca erradicar o sub-registro. Hoje, estão no chamado sub-registro civil os nascidos vivos e não registrados no próprio ano em que ocorre o parto. A Certidão de Nascimento é a única maneira de garantir às pessoas o reconhecimento formal enquanto titular de direitos, permitindo assim o pleno exercício da cidadania. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12.157 mineiros, com até 10 anos de idade, não possuíam o registro civil.  

No Estado, as políticas para erradicação do sub-registro e ampliação do acesso à documentação básica são elaboradas e acompanhadas pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Documentação Básica de Minas, instituído pelo Decreto nº 45.167/2009.  

O programa é uma parceria da Sedese com a Corregedoria de Justiça de Minas Gerais/Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, estabelecimentos de saúde e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).  

“A previsão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social é ampliar o serviço, levando as UIs para outras regiões do estado. Dar visibilidade a essa iniciativa e enfatizar a importância do acesso à documentação básica é essencial para garantir o primeiro direito a ser assegurado às crianças”, salienta a técnica da Coordenadoria Estadual de Políticas para Criança e Adolescente da Sedese, Ana Paula Camargos Almeida.

Direito garantido  
A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que todas as pessoas têm direito de serem reconhecidas como pessoas perante a lei. Para isso, o registro civil de nascimento é de fundamental importância. Sem ele, não há o reconhecimento formal da pessoa enquanto titular de direitos.  

O programa das UIs já recebeu a maior condecoração do governo brasileiro pela relevância da ação para a promoção e defesa dos Direitos Humanos no país: o Prêmio Direitos Humanos. Minas foi agraciada na categoria “Acesso à Documentação Básica”, uma das 18 modalidades da condecoração.  

Como aderir  
Os cartórios e os estabelecimentos de saúde e hospitais interessados em aderir ao programa podem fazer contato diretamente com a Subsecretaria de Direitos Humanos/Coordenadoria Estadual de Políticas para Criança e Adolescente (Cepcad), no telefone (31) 3916-7979 ou por e-mail para Ana Paula Camargos (ana.camargos@social.mg.gov.br).

Tags: CERTIDÃO DE NASCIMENTODia das Crianças
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Flávio Dino cobra explicações de Mário Frias sobre verbas ligadas a filme de Bolsonaro
Brasil

Flávio Dino cobra explicações de Mário Frias sobre verbas ligadas a filme de Bolsonaro

Por Redação
14 de maio de 2026 - 18:28
Explosão no Jaguaré deixa segunda vítima fatal e amplia pressão sobre Sabesp
Brasil

Explosão no Jaguaré deixa segunda vítima fatal e amplia pressão sobre Sabesp

Por Redação
14 de maio de 2026 - 14:04

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Metrô prometido por Marco Antônio desaparece e jardim linear também fica no papel

    Metrô prometido por Marco Antônio desaparece e jardim linear também fica no papel

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Pastor Henrique Vorcaro é preso pela PF em nova fase da Compliance Zero

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Atlético-MG sofre, busca empate no fim e avança nos pênaltis na Copa do Brasil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • BH prevê multa de até R$ 24 mil para empresas por fios soltos em postes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Itabira recebe rodada de negócios com Vale, ArcelorMittal e grandes indústrias

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2026 terminam nesta quarta

Prazo para validar dados do Fies termina nesta segunda-feira

4 dias atrás
Anvisa manda recolher produtos Ypê após identificar risco de contaminação

Anvisa mantém alerta sobre produtos Ypê após recurso da empresa

6 dias atrás
Metrô prometido por Marco Antônio desaparece e jardim linear também fica no papel

Metrô prometido por Marco Antônio desaparece e jardim linear também fica no papel

3 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br