Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Brasil

Itamaraty: Brasil volta a integrar Pacto Global para Migração Segura

País havia se retirado do acordo em janeiro de 2019

Por Redação
6 de janeiro de 2023 - 10:23
em Brasil

TV Brasil - 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil comunicou à Organização das Nações Unidas (ONU) que vai retornar ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, informou nessa quinta-feira (5) o Itamaraty. A medida está entre os primeiros anúncios da gestão do novo chanceler Mauro Vieira. 

O país havia se retirado do pacto em janeiro de 2019, também num dos primeiros atos do governo de Jair Bolsonaro e da gestão do então chanceler Ernesto Araújo. À época, o ministro disse que o tema não devia ser tratado como questão global e sim como assunto ligado à soberania de cada país.

Em nota, o Itamaraty disse ontem (5) que os compromissos do pacto estão de acordo com a legislação brasileira, “considerada uma das mais avançadas do mundo” e que prevê garantias como o acesso de migrantes a serviços básicos. 

“O retorno do Brasil ao pacto reforça o compromisso do governo brasileiro com a proteção e a promoção dos direitos dos mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior”, afirmou o Itamaraty. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Pacto Global para Migração, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. O documento contém compromissos já contemplados pela Lei de Migração brasileira.

Com o reingresso do Brasil, o Pacto para Migração Segura, Ordenada e Regular passa a contar com a adesão de 164 países. 

Celac 
Na noite de quinta-feira (5), o Itamaraty anunciou o retorno do país também à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual não participava desde janeiro de 2020. 

Com o retorno do Brasil, o organismo multilateral volta a contar com a participação de todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. 

De acordo com o Itamaraty, o grupo tem como objetivo a cooperação e o diálogo sobre problemas comuns à região, entre os quais segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração.

“O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e para a plena reinserção do país ao convívio internacional”, disse o Itamaraty em nota. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou presença na próxima reunião de cúpula da Celac, que ocorre na Argentina entre os dias 23 e 24 de janeiro. Esta será a primeira viagem internacional do novo presidente. 
 

Tags: Adesão ItamaratyBrasilmigração segurapacto
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Brasil

Moraes decide nesta semana se Bolsonaro volta ao presídio ou permanece em prisão domiciliar

Por Redação
22 de junho de 2026 - 17:35
Brasil

André Mendonça determina retirada de vídeo em que Sóstenes associa PT a facções criminosas

Por Redação
22 de junho de 2026 - 12:32

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Monte Verde passará a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; veja como funciona

    Monte Verde passará a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; veja como funciona

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo em rodada que pode definir rumos da Copa do Mundo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Bolsonaro, um idiota

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Prazo para pagar taxa do Enem 2026 termina nesta segunda-feira; inscrição só é confirmada após quitação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Moraes decide nesta semana se Bolsonaro volta ao presídio ou permanece em prisão domiciliar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

França e Argentina iniciam caminhada na Copa de 2026 com status de favoritas ao título

França e Argentina iniciam caminhada na Copa de 2026 com status de favoritas ao título

7 dias atrás
Ancelotti elogia evolução do Brasil, mira liderança do grupo e prevê retorno de Neymar contra a Escócia

Ancelotti elogia evolução do Brasil, mira liderança do grupo e prevê retorno de Neymar contra a Escócia

3 dias atrás
Eleição no Peru entra na reta final com disputa voto a voto entre Keiko Fujimori e Roberto Sánchez

Keiko Fujimori amplia vantagem e se aproxima da Presidência do Peru em apuração ainda contestada

4 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br