Cultura e Entretenimento

Filarmônica de Minas Gerais faz concerto gratuito ao ar livre em Santa Bárbara

Apresentação acontece nesta sexta (18), na Praça da Estação, com regência de José Soares e interpretação em libras

Filarmonica de Minas Gerais
Foto: Thomás Tameirão Tângari / CAOS Marketing e Conteúdos - 


A cidade de Santa Bárbara receberá, nesta sexta-feira (18), um concerto especial e gratuito da Filarmônica de Minas Gerais, como parte da turnê de julho da orquestra pelo interior do estado. A apresentação será ao ar livre, a partir das 19h30, na Praça da Estação, com regência do maestro associado José Soares e interpretação em libras, garantindo acessibilidade.

Com o título "Serenatas e Serestas", o concerto une grandes clássicos da música erudita a elementos da tradição musical brasileira. Estão no programa obras de Mozart, Tchaikovsky e Dvořák, além de canções emblemáticas como "Oh, Minas Gerais" e "Peixe-Vivo". Segundo o maestro José Soares, a proposta é criar uma experiência sonora que celebre diferentes tempos e espaços.

“As serestas não só herdaram parte do nome, mas também a força da beleza melódica das obras passadas. Da Pequena Serenata Noturna de Mozart a Oh, Minas Gerais, vamos unir espaços e tempos distintos em noites dignas de um Luar da Filarmônica”, disse Soares.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à música de orquestra por todo o estado. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Instituto Cultural Vale e Prefeitura de Santa Bárbara, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Funarte e do programa Amigos da Filarmônica.

Sobre o maestro

Natural de São Paulo, José Soares é regente associado da Filarmônica de Minas desde 2022 e já venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, em 2021. Além de ter atuado com importantes orquestras brasileiras, já regeu conjuntos no Japão e na Hungria. Formado em Composição pela USP, iniciou seus estudos com a mãe, a musicista Ana Yara Campos.

Comentários