Internacional

Papa Leão XIV pede paz e homenageia antecessor em primeiro discurso público

papa leao xiv
Divulgação / Vatican News - 

Belo Horizonte - O novo papa, Leão XIV, fez nesta quinta-feira (8) seu primeiro pronunciamento ao mundo após ser eleito no conclave realizado no Vaticano. Da sacada central da Basílica de São Pedro, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost — agora 267º pontífice da Igreja Católica — iniciou seu discurso com a saudação: “A paz esteja convosco.”

A escolha do novo papa foi confirmada no início da tarde, quando a tradicional fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais chegaram a um consenso após quatro votações. Leão XIV sucede o Papa Francisco, falecido em 21 de abril, e é o primeiro papa agostiniano da história. Seu lema episcopal é “In Illo uno unum” ("Em um só nós somos um"), em referência aos ensinamentos de Santo Agostinho.

Em sua fala, Leão XIV agradeceu aos cardeais que participaram do conclave e destacou a importância do diálogo e da união entre os povos. “Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, disse o novo pontífice, em homenagem ao antecessor.

O papa também lembrou com carinho das últimas palavras de Francisco. “Ainda mantemos, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma.” E completou com uma mensagem de esperança: “Permitam-me dar seguimento àquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir.”

Durante o discurso, o papa reafirmou seu compromisso com uma Igreja voltada à missão, à justiça e à acolhida. “Sou um filho de Santo Agostinho. Sou agostiniano. Santo Agostinho disse: ‘Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão’. Neste sentido, podemos todos caminhar juntos, na direção da pátria que Deus nos preparou.” Ele ainda completou: “Necessitamos ser, juntos, uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogos. Que mantém o diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam.”

Em um gesto de afeto, Leão XIV se dirigiu em espanhol ao povo peruano, recordando sua atuação como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru: “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda.”

Ao final de sua fala, o papa lembrou que o dia 8 de maio marca a prática devocional de súplica à Nossa Senhora de Pompeia. “Nossa bendita Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar perto de nós. Quer nos ajudar com sua intercessão e seu amor. Rezemos juntos por esta missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo”, afirmou, encerrando o discurso com a oração da Ave Maria, acompanhada pela multidão reunida na Praça de São Pedro.

Quem é Leão XIV

Robert Francis Prevost nasceu em 1955, em Chicago, nos Estados Unidos. É membro da Ordem de Santo Agostinho e foi missionário no Peru durante quase duas décadas. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e cardeal pelo Papa Francisco. Segundo o Vaticano, sua escolha representa uma continuidade da linha pastoral de Francisco, com foco em justiça social, diálogo inter-religioso e acolhimento dos mais pobres

Comentários