IBC-Br recua 0,7% em dezembro, mas encerra 2024 com alta de 3,8%
Índice do Banco Central aponta crescimento da economia brasileira apesar da desaceleração no último mês do ano
![trabalhadores da industria](/img/materias/editor/20250217_industria-abr.jpg)
Brasília - A atividade econômica do Brasil registrou uma queda de 0,7% em dezembro de 2024 na comparação com novembro, conforme apontam os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgados nesta segunda-feira (17). Apesar do recuo no último mês do ano, o índice fechou 2024 com crescimento de 3,8%.
Considerado um indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br reflete tendências da economia brasileira. O resultado de dezembro veio após uma leve alta de 0,10% em novembro. Na comparação anual, o indicador registrou avanço de 2,4% em relação a dezembro de 2023.
Comparação trimestral e anual
No trimestre encerrado em dezembro, o IBC-Br apontou uma alta de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice manteve a taxa de crescimento de 3,8%.
O IBC-Br, divulgado mensalmente pelo Banco Central, serve como um termômetro para o desempenho do PIB, que é calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador também ajuda a antecipar possíveis tendências inflacionárias e movimentos da economia nacional.
Comentários