Cultura e Entretenimento

Projeto Central de Reciclagem Criativa oferece oficinas gratuitas de artes visuais com foco em sustentabilidade

Belo Horizonte - O Projeto Central de Reciclagem Criativa, idealizado pelo artista Leo Piló, abre inscrições para uma série de oficinas que combinam teoria e prática na reutilização de materiais recicláveis. As atividades têm como objetivo aprimorar as práticas e a produção de artistas e artesãos já familiarizados com a temática. A prioridade do projeto é selecionar, principalmente, pessoas com mais de 60 anos que moram nas regiões em que acontecerão as oficinas. Ademais, a seleção dos participantes será baseada nas experiências dos candidatos. Serão quatro oficinas ministradas por Silma Dornas, Luiz Vitral, Joanna Sanglard e pelo próprio Leo Piló, todos profissionais que, ao longo de suas carreiras, enfatizaram a importância da preservação do meio ambiente através da reciclagem. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 29 de julho, pelo link https://bit.ly/oficinas-reciclagem-criativa. O acesso às atividades é gratuito.

As oficinas fazem parte do projeto Central de Reciclagem Criativa, que também inclui uma exposição de artes visuais com artistas referência no conceito dos 3R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A exposição está prevista para setembro, no Mercado Novo, em Belo Horizonte. Além disso, haverá uma Palestra Papo Reto, no dia 03 de agostoa partir das 10h, na loja do Léo Piló no Mercado Novo, para todos os inscritos (mesmo que não selecionados). Neste dia, além da palestra, terá doação de mudas, Oficina de Ikebana e exposição. 

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e com patrocínio da Captamed, o projeto tem grande relevância social, unindo a demanda pela reutilização de lixo com a arte transformadora. Leo Piló é um expoente da cidade que, ao longo dos anos, desenvolveu ações que promovem a criação de novos olhares para a construção de objetos sustentáveis. As oficinas visam criar novos suportes para as artes, incentivando novas ideias e novos usos de materiais recicláveis. O impacto do lixo e a necessidade de um novo olhar sobre a reutilização são temas centrais do projeto.

A cada oficina, uma temática diferente será apresentada, abordando materiais como Tetra Pak, papel, plástico e madeira. Os alunos aprenderão sobre a separação, limpeza e transformação dos resíduos em produtos artísticos, além de novas técnicas e designs. Haverá uma parte prática, com a execução de peças de forma coletiva e individual.

Leo Piló / Acervo pessoal - 

BIOGRAFIA DOS ARTISTAS/MINISTRANTES DAS OFICINAS

Leo Piló é um mineiro de Belo Horizonte que sempre se preocupou com questões ambientais e vida sustentável. Desde a exposição "Lixo Arte" no Palácio das Artes em 2000, Piló tem desenvolvido vários projetos focados na transformação de lixo em arte. Atualmente, é curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.

Silma Dornas é uma artista multimídia que trabalha com música, teatro, dança e criação de figurinos e adereços. É vocalista e performer na banda Divergência Socialista.

Joanna Sanglard é graduada em Design de Produtos pela Universidade Fumec. Criou a empresa Hibrida, que produz diversos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos.

Luiz Vitral é formado em Ciências Econômicas e Artes Plásticas. Já trabalhou como produtor executivo para grupos como o Giramundo Teatro de Bonecos e o Terno Teatro de Bonecos.

SERVIÇO:

Projeto Central de Reciclagem Criativa

- Inscrições abertas até 29 de julho

- Link para inscrições https://bit.ly/oficinas-reciclagem-criativa

As inscrições também podem ser feitas presencialmente nos locais de realização do projeto: Mercado Novo, C.C. Alto Vera Cruz, CRAS Morro das Pedras e Centro Pop Lagoinha

 

OFICINAS

Papelão, com Leo Piló

Data: 05 a 09 de agosto 

Horário: de 8h às 12h

Local: CRAS Morro das Pedras, Grajaú, Regional Oeste 

O papelão é um dos materiais que pode ser reciclado e reutilizado. É muito usado em vários processos de embalagem e proteção de produtos de todos os tipos. Devido a essa quantidade de material, a arte e a reciclagem devem andar de mãos dadas. A oficina de arte com papelão, valoriza as questões ambientais, transformação social e inclusiva, propondo a construção de um futuro sustentável por meio da criatividade, inovação e pensamento crítico. 

Madeira, com Luiz Vitral

Data: 19 a 23 de agosto

Horário: de 14h às 18h

Local: Galpão do Leo Piló, Prado, Regional Oeste 

Plástico, com Silma Dornas 

Data: 02 a 06 de setembro

Horário: de 14h às 18h

Local: Centro Pop Lagoinha, Regional Noroeste  

O plástico está por toda parte, embalando alimentos, livros e ainda nas roupas, brinquedos e móveis. Infelizmente, está presente também nos nossos rios, cachoeiras, oceanos, ruas das cidades, campos e florestas. Partículas de nanoplásticos já são encontradas até mesmo nos nossos corpos. E o que fazer? A oficina de plástico propõe um novo olhar sobre esse material tão presente em nossas vidas. Nossos objetivos são ensinar sobre a recriação e reutilização de formas criativas, incentivando principalmente a consciência de que "o lixo é um erro de design" e por isto mesmo deve ser reduzido – ou melhor, não existir.

Tetra Pak com Joanna Sanglard

Data: 16 a 20 de setembro 

Horário: de 14h às 18h

Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz, Regional Leste 

A oficina de reciclagem artística promove a transformação de resíduos industriais em objetos utilitários e decorativos. Nesta atividade, os participantes aprendem costurar diversos materiais, dando nova vida a itens que seriam descartados. O objetivo é desenvolver a criatividade e a consciência ambiental, ao mesmo tempo que se cria arte funcional e sustentável.

 

Comentários