Domingo de gastronomia, cultura e artesanato em Itatiaia (Ouro Branco/MG)
Comunidade de Itatiaia promove mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia, das 9h às 17h
No dia 20 de maio, domingo, Itatiaia (Ouro Branco/MG) promove a Feira de Artesanato e Gastronomia, das 9h às 17h, no adro da Matriz de Santo Antônio. O adro da Matriz de Santo Antônio se enche de barraquinhas, com exposição de artesanato local e venda de comidas típicas, em uma grande mostra da cultura da localidade. Tem bordados e trabalhos manuais, produzidos localmente, e a culinária característica do povoado: frango com quiabo e angu, pastel de angu, costelinha com ora-pro-nobis, feijão tropeiro, caldos e bebidas.
As participantes das oficinas de artesanato promovidas pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis estão se especializando em retratar, nas peças produzidas, a maior joia de Itatiaia: a Matriz de Santo Antônio, tombada pelo Iphan e restaurada com o apoio da comunidade. A comida típica local, em receitas e segredos de família, tempera a Feira de Artesanato e Gastronomia com sabores, texturas e odores de dar água na boca. O adro vira o ponto de encontro para degustar delícias, comprar presentes, prosear com os amigos e encantar turistas com as histórias de Itatiaia. A Feira incentiva a economia coletiva e solidária, oferecendo oportunidades de geração de renda e de sustentabilidade para a comunidade, e ainda valoriza o patrimônio e o turismo locais.
"O sucesso da Feira de Artesanato e Gastronomia é crescente, sempre com grande participação da comunidade e de visitantes. Ficamos muito felizes ao ver nossas tradições sendo prestigiadas. Isso nos dá força para se: a cada edição, mais pessoas comparecem para prestigiar nas nossas tradições", afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis.
Durante a feira, é possível visitar a Matriz de Santo Antônio, recém restaurada e aberta à visitação, com o acompanhamento de pessoas da comunidade, treinadas para contar a história do templo e de seu restauro. O ingresso é R$ 5,00, valor integralmente destinado à manutenção da Matriz.
Programação
Encontro de Motociclistas
Ação Social
11h – Zumba de Itatiaia e região
12h – Balé Ousadia
12h30 – Banda Sativa Sonitus
14h – Edson Carmeleosi (voz e violão)
15h – Banda Jokers
A Feira de Artesanato e Gastronomia é promovida pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e pela Associação dos Moradores do Povoado de Itatiaia e Prefeitura Municipal de Ouro Branco, com o patrocínio da Codemge e Governo de Minas Gerais, mostrando que a comunidade, unida, consegue grandes avanços.
Bem-Te-Vis
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia.
A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo cresce constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.
Entre os parceiros da Associação estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, empresas públicas e privadas e a comunidade de Itatiaia.
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis é responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra.
A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção e seus elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.
Comentários