Esportes

Sada Cruzeiro confirma favoritismo e Minas decepciona no Mundial

Sada Cruzeiro, de Isac, não encontrou resistência no Taichung Bank (Foto: Divulgação/FIVB)
Sada Cruzeiro, de Isac, não encontrou resistência no Taichung Bank (Foto: Divulgação/FIVB)

Parecia uma equipe de juvenis diante de um dos melhores equipes adultas do mundo. Ainda que tenha vindo ao Brasil graças à conquista do Campeonato Asiático do ano passado, o Taichung Bank foi arrasado pelo Sada Cruzeiro na estreia de ambas as equipes no Mundial masculino de clubes, nesta terça-feira (18), em Betim.

Com força máxima em quadra, o time da casa teve maiores problemas para encerrar a partida em 3 a 0, parciais de 25-10, 25-16 e 25-13. Base da seleção de Taiwan, integrante da terceira divisão da Liga Mundial, o Taichung Bank foi presa fácil dos mineiros, que não hesitarem em jogar com velocidade e ''descer o braço'' no saque (11 pontos a 1 para o time mineiro neste fundamento). Foi um daqueles típicos jogos em que ainda é possível ver a enorme diferença de nível técnico entre o voleibol praticado em diferentes partes do mundo.

Não dá nem para dizer que a partida serve como parâmetro, já que os asiáticos reconhecidamente vieram ao Brasil para ganhar experiência. Com o voleibol organizado, para os padrões nos quais se encontram, talvez consigam um bom resultado diante dos egípcios do Tala'Ea El-Geish. Mais que isso, só por milagre.

Com Filipe poupado a partir da metade do segundo set, o Sada ainda teve cabeça para não perder a concentração durante um jogo tranquilo. Em nenhum momento foi, de fato, ameaçado e a mesma situação deve se repetir no duelo desta quarta (19) contra os campeões africanos. O ponteiro Leal, com 16 pontos e aproveitamento de 80% no ataque (12 acertos em 15 tentativas), foi o maior anotador da equipe mineira e da partida.

O restante da rodada

Quanto ao Minas, o time decepcionou em sua primeira partida na competição. Mesmo sem qualquer favoritismo diante do UPCN, da Argentina, era difícil imaginar uma derrota tão arrebatadora, com parciais de 25-22, 25-18 e 25-18. Enquanto a equipe da casa sofreu com o passe, o experiente levantador italiano Valerio Vermiglio pôde trabalhar como quis com suas opções de ataque, com destaque para o oposto búlgaro Nikolay Uchikov.

Agora, se quiser manter as chances de avançar às semifinais, o time do técnico Nery Tambeiro terá a difícil missão de bater o tradicional Trentino nesta quarta-feira (8), às 16h30 (horário de Brasília).  Será a estreia dos italianos, que acumulam quatro títulos mundiais em sua história.

No outro jogo da rodada, o Zenit Kazan também não teve problemas para confirmar sua força diante do Tala'Ea El-Geish: em pouco mais de uma hora, vitória por 3 a 0, parciais de 25-14, 25-19 e 25-19. Destaque para o bloqueio russo, que colocou dez bolas na quadra adversária, contra nenhuma dos rivais.

Comentários