Mudanças significativas foram anunciadas nesta terça-feira (27) pelo Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Após reunião realizada em Assunção, ficou definido que a partir de 2017, a Copa Libertadores será de fevereiro até novembro. A Copa Sul Americana também sofreu mudanças e será de junho a dezembro. A competição terá duração de 42 semanas e não mais 27, como nos anos anteriores.
As novidades não param por aí. Agora dez times que não conseguirem passar para a fase oitavas de final do principal torneio sul americano irão tentar a sorte na Copa Sul Americana, um sistema similar ao que é feito entre Liga dos Campeões e Liga Europa, no Velho Continente. A medida foi tomada, segundo a Confederação, para poder harmonizar a competição continental com as competições de cada país.
"Depois de uma análise da necessidade e característica do futebol, decidimos adotar um calendário anual para a Copa Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e o continental, o que afeta a qualidade em ambos torneios. Essa medida irá melhorar o desempenho esportivo nas competições", afirmou em nota o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez.
Os campeões das duas competições seguem com a vaga garantida para Libertadores do ano seguinte. Uma outra reunião será realizada, daqui três semanas, para definir a distrubuição das novas vagas no torneio.
Comentários