Esportes

Brasil garante a prata em prova histórica no 4x100 m livre dos Jogos Paralímpicos

Dono de 21 medalhas, Daniel Dias abriu revezamento apesar da mais baixa classificação

O Brasil conquistou uma emocionante medalha de prata nesta quarta-feira (14) na natação dos Jogos Paralímpicos. Com alguns dos melhores atletas do esporte adaptado da Rio 2016, o time verde-amarelo fez uma prova de recuperação para ficar na história no Estádio Olímpico Aquático no 4x100 m livre 34 pontos. A Ucrânia ficou com o ouro, enquanto a China garantiu o bronze.

O time brasileiro (3min48s98) era considerado um dos mais fortes da piscina. Todos os nadadores já haviam conquistado medalhas individuais na Rio 2016 e somavam os 34 pontos: Daniel Dias (S5), André Brasil (S10), Ruiter Silva (S9) e Phelipe Rodrigues (S10).

Nadador com a classificação mais baixa na final, Dias abriu o revezamento. A diferença era clara e o time bateu as duas primeiras piscinas na oitava colocação apesar do bom tempo. A partir daí, a coisa começou a mudar de figura para os donos da casa. Brasil pulou na água e começou a recuperação para o País e entregou já na quinta colocação.

Ruiter e Phelipe nadaram como nunca e colocaram o time verde-amarelo no pódio para delírio da arquibancada. Apesar dos esforços, os ucranianos foram ampliando garantindo a liderança com seus nadadores de S6, dois de S10 e de S10. Os atletas fizeram o tempo de 3min48s11, enquanto os chineses garantiram 3min50s41.

Medalha de prata

Mais cedo, o Brasil ainda comemorou mais uma medalha na piscina do Estádio Olímpico Aquático. O nadador Carlos Farrenberg ficou com o segundo melhor tempo (24s17) e conquistou a medalha de prata, nos 50 m livre, classe S13. Ihar Boki, de Belarus, ficou com o ouro ao quebrar o recorde paralímpico (23s44). Muzaffar Tursunkhujaev, do Uzbequistão, completou o pódio (24s21).

As brasileiras Patricia Pereira dos Santos e Rildene Firmino, quinta e oitava colocada respectivamente, fizeram boa prova nos 50 m peito, categoria SB3, mas acabaram longe do pódio. A chinesa Jiao Cheng foi a campeã.

Comentários