Os atletas brasileiros de taekwondo estrearam na Rio 2016 com duas vitórias na manhã de hoje (17). No feminino, Iris Tang Sing venceu na categoria até 49kg, enquanto Venilton Teixeira ganhou o combate inicial na categoria até 58kg masculino.
Iris obteve o placar de 7 a 5 contra a neozelandesa Andrea Kilday. A fluminense de Itaboraí ficou à frente no placar do início ao fim, apesar de ceder golpes no terceiro e último round, deixando a torcida tensa no final.
Já Venilton demonstrou grande superioridade sobre o israelense Ron Atias, encerrando a luta precocemente no segundo round após um chute certeiro na cabeça do adversário. Com o golpe, o placar ficou em 16 a 2 para Venilton, único atleta do Amapá na Rio 2016. Pelas regras, a luta termina antecipadamente se um dos lutadores abrir 12 pontos ou mais de vantagem sobre o adversário até o fim do segundo round.
Novas regras
Após mudanças recentes nas regras, com um único golpe é possível marcar até quatro pontos, o que contribui para deixar o combate indefinido até os últimos momentos. A partir da Olimpíada de Londres, em 2012, foram introduzidos também sensores nos coletes e capacetes, que fazem a marcação automática dos pontos e deixam a luta mais dinâmica.
No taekwondo, todas as lutas de uma categoria são disputadas no mesmo dia. O próximo combate de Iris será às 15h, e o de Venilton, às 15h15. Os adversários dos brasileiros ainda serão definidos. Tanto Iris como Venilton foram medalhista de bronze no Mundial de 2015.
O taekwondo, uma arte marcial criada na Coreia do Sul, entrou para a Olimpíada em Sidney, na Austrália, no ano 2000. O Brasil conquistou sua única medalha olímpica na modalidade, um bronze, com Natália Falavigna, em Pequim (2008).
Comentários