Cruzeiro assume a ponta do Ranking Nacional de Clubes; Timão é segundo
Flamengo fecha o pódio da lista divulgada nesta segunda-feira pela CBF
O bicampeonato brasileiro fez o Cruzeiro assumir a liderança do Ranking Nacional de Clubes, divulgado nesta segunda-feira pela CBF. O time mineiro pulou da oitava para a primeira colocação e agora soma 15.328 pontos. O Corinthians se mantém na segunda posição, com 14.680, e o Flamengo fecha o pódio, com 14.578.
O Grêmio, líder do ranking no ano passado, caiu para a quarta posição e agora soma 13.992 pontos, com o Santos em quinto. Campeão da Copa do Brasil, o Atlético-MG subiu da 15ª para a sexta colocação e é seguido por São Paulo, Fluminense e Internacional. O Vasco, que ficou na terceira colocação na Série B, caiu do quatro para o 12º lugar.
Entre os times que mais subiram, estão Chapecoense e Joinville. A Chape, que conseguiu permanecer na Série A, saiu da 41ª para a 30ª colocação. O JEC, campeão da Série B, pulou dez posições, de 43º para 33º.
Critérios
Este é o terceiro ranking da CBF com o novo formato, adotado no fim de 2012. O critério leva em conta apenas as cinco últimas temporadas, que têm pesos diferentes na soma dos pontos. O ano vigente multiplica a pontuação por cinco, o ano anterior por quatro e assim por diante.
O campeão brasileiro da Série A recebe 800 pontos. O vencedor da Série B leva 400 pontos, o primeiro colocado na Terceirona tem 200 e o campeão da Série D obtém 100. Os campeões da Copa do Brasil e da Copa do Brasil de Futebol Feminino levam a mesma pontuação: 600 pontos. Os vice-campeões sempre recebem 80% dos pontos do campeão. Os clubes que participam da Libertadores e entram apenas nas oitavas de final recebem uma bonificação de 400 pontos. O clube que for campeão da Copa Sul-Americana e não participar da Copa do Brasil receberá 280 pontos.
Ranking de Federações
Foi divulgado nesta segunda-feira também o Ranking de Federações, sem muitas alterações nas primeiras posições. A Federação Paulista segue na liderança, com 92.821 pontos, seguida pelas federações carioca, mineira, gaúcha e paranaense. As federações catarinense, goiana, pernambucana, baiana e cearense fecham a lista das dez melhores ranqueadas, todas mantendo as mesmas posições do último ranking.
Veja em que posição está o seu clube
Comentários